ERSA Nordeste acontece em Recife nos dias 26 e 27 de agosto

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) dá prosseguimento aos encontros regionais da categoria com o Encontro Regional de Sindicato de Arquitetos e Urbanistas – Nordeste (ERSA-NE). Será nos dias 26 e 27 de agosto em Recife (PE), de forma presencial com a necessidade de inscrição para as oficinas. A abertura acontece no auditório do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE), na Rua General Joaquim Inácio, 830, salas 1107 a 1112, Ilha do Leite, e as demais atividades na sede do Habitat para a Humanidade – Brasil, Rua São Gonçalo, 118, Boa Vista. A programação é gratuita parte dela é aberta a todos os profissionais e ativistas da área. É possível realizar a inscrição através deste link.

O objetivo do encontro expandir a política sindical, debater sobre pautas locais e as experiências de gestão atuais e do passado, bem como discutir sobre processos administrativos, jurídicos e o fluxo operacional visando o fortalecimento do movimento sindical. Foram convidados para o ERSA Nordeste os dirigentes e associados dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas de Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte, e Paraíba, além de profissionais do estado do Ceará.

A programação de sexta-feira (26/8) se inicia às 10h, no auditório do CAU/PE, com uma mesa sobre as Políticas da FNA, apresentada pela Diretoria, e uma discussão de conjuntura com dirigentes de outras entidades.

Na sequência, às 14h, acontece a Oficina Solare: aprenda a trabalhar com softwares livres na arquitetura e engenharia, em que será feita uma introdução aos softwares: GIMP, de edição de imagens; Inkscape, de edição de vetores; Scribus, de diagramação; Blender, de modelagem 3D e BIM; e QCAD, de CAD 2d. O Solare – Softwares Livres para Arquitetura e Engenharia – é um projeto da FNA que busca fomentar o uso e o desenvolvimento de softwares livres na área. A oficina será ministrada por Allan Brito, arquiteto e urbanista. A atividade será aberta a todos os profissionais de arquitetura e engenharia interessados no uso dos softwares, mediante inscrição.

No sábado (27/8), a programação começa às 9h com a Mesa de Debate: Experiências Sindicais e Projetos Políticos, reunindo os sindicatos do Nordeste, em um espaço dedicado para o debate de estratégias para expandir de modo sustentável a atuação das entidades, além de discutir sobre os projetos políticos considerando as ações de gestões passadas e da atual, em diálogo com as políticas da FNA apresentadas na mesa do dia anterior.

O encerramento do ERSA Nordeste será com a Oficina Trabalhadores Articulados em Benefício da Arquitetura (T.A.B.A), às 14h, quando o escritório AH! Arquitetura Humana conduzirá as atividades propostas na Cartilha T.A.B.A., com a abordagem e as orientações sobre a profissão, suas atribuições e a atuação em Assistência Técnica de Habitação em Interesse Social (Athis). “O projeto T.A.B.A está percorrendo as regiões para que os profissionais de todo o país se apropriem da proposta considerando suas demandas locais. Nesses encontros o foco são os atores locais”, afirma Karla Moroso, arquiteta sócia do AH! Arquitetura Humana, escritório responsável pelo projeto. A atividade será aberta aos dirigentes sindicais e organizações parceiras, mediante inscrição.

Confira a programação completa:

26 de agosto, às 10h – Atividade presencial aberta ao público 
“Abertura dos Trabalhos: As políticas da FNA”
Abrindo o evento, a mesa conta com a presença de representantes da diretoria da FNA e de outras entidades.
Será realizada no auditório do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE): Rua General Joaquim Inácio, 830, salas 1107 a 1112 (Empresarial The Plaza) – Ilha do Leite.

26 de agosto, às 14h – Atividade presencial aberta ao público
“Oficina Solare: Aprenda a trabalhar com softwares livres na arquitetura e engenharia”
O Solare – Softwares Livres para Arquitetura e Engenharia – é um projeto da FNA que busca fomentar o uso e o desenvolvimento de softwares livres na área. A oficina, ministrada pelo arquiteto e urbanista Allan Brito, oferecerá uma introdução aos softwares: GIMP, de edição de imagens; Inkscape, de edição de vetores; Scribus, de diagramação; Blender, de modelagem 3D e BIM; e QCAD, de CAD 2d.

27 de agosto, às 9h – Atividade presencial exclusiva para os dirigentes sindicais
“Mesa de Debate: Experiências Sindicais e Projetos Políticos”
A Mesa reunirá os sindicatos da Região Nordeste do Brasil, abordará estratégias de sustentabilidade, expansão das atividades e os projetos políticos dos sindicatos baseado nas experiências das últimas gestões e em diálogo com as políticas da FNA apresentadas no dia anterior.

27 de agosto, às 14h –  Atividade presencial aberta para dirigentes sindicais e organizações parceiras
“Oficina Trabalhadores Articulados em Benefício da Arquitetura (T.A.B.A.)”
O escritório AH! Arquitetura Humana conduz as atividades propostas na Cartilha T.A.B.A., difundindo as alternativas do exercício não precarizado e dando aos sindicatos as ferramentas para debater a prática profissional ao lado de arquitetos e arquitetas.

As Oficinas e a Mesa de Debate serão realizadas na sede do Habitat para a Humanidade em Recife (PE): Rua São Gonçalo, 118 – Boa Vista.

Rolar para cima