10º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano

 Após extensa análise dos nomes indicados ao 10º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano, a Federação Nacional dos Arquitetos (FNA) decidiu reconhecer seis profissionais que tiveram atuação de destaque em 2015 em quatro categorias. Os arquitetos e urbanistas reconhecidos são do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A cerimônia de entrega do Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano – 2015 será no dia 26 de novembro (quinta-feira), a partir das 9h, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A solenidade será logo após a abertura do 39º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA), que ocorre até o dia 28 no auditório do Bahamas Apart Hotel (rua Jose Antônio, 1117).

Confira os nomes escolhidos pelo júri do concurso, formado por ex-presidentes da FNA:

Categoria Arquiteta e Urbanista do Ano 2015 – Setor Privado

Mariana Estevão (RJ) – indicada pelo SAERGS

Viviane Santi Martins (RS) – indicada pelo SAERGS

Categoria Arquiteto e Urbanista do Ano 2015 – Setor Público

Luiz Philippe Peres Torelly (DF) – indicado pelo Sinarq-DF

Categoria Arquiteto e Urbanista do Ano 2015 – Jovem Arquiteto

Juliano Marini de Oliveira (SC) – indicado pelo SASC

Lucas Alencar Faulhaber Barbosa (RJ) – indicado pelo presidente da FNA, Jeferson Salazar

Categoria Arquiteto e Urbanista do Ano 2015 – Homenagem Especial

Usina – Centro de Trabalhos para o Ambiente Habitado (SP) – indicada pelo SASP

>>> Clique aqui e saiba mais sobre os vencedores

Um dos destaques é Mariana Estevão (RJ), premiada na categoria Arquiteta e Urbanista do Ano 2015 – Setor Privado. Ela desenvolveu o projeto Arquiteto de Família, hoje de responsabilidade da ong Soluções Urbanas. Por meio da assistência técnica, a iniciativa busca a melhoria habitacional em ambientes construídos por populações de baixa renda.

“Trabalhamos com um público que desconhece o papel do arquiteto. Queremos reforçar a ideia de que os arquitetos e urbanistas, entre outros profissionais, podem contribuir com a qualificação destes espaços”, disse Mariana.

Arquiteto de Familia_P

Na avaliação do juri, formado por ex-presidentes da FNA, o trabalho desenvolvido por Philippe Torelly, premiado na categoria Setor Público, foi referendado pelo foco no interesse público e de promoção da profissão. Quanto às arquitetas e urbanistas Mariana Estevão e Viviane Santi Martins, reconhecidas na categoria Setor Privado, o juri aponta que são profissionais jovens que vêm desenvolvendo novos enfoques profissionais, de um lado na assistência técnica e de outro a preocupação sempre pertinente com o desenvolvimento sustentável.

Na categoria Jovem Arquiteto, Juliano Marini de Oliveira foi escolhido por apresentar uma iniciativa inovadora na organização dos aspectos institucionais, do uso do serviço profissional, da remuneração, e decorrências ligadas a atuação do arquiteto, aspectos permanentes, históricos do exercício profissional; e Lucas Alencar Faulhaber Barbosa pela iniciativa louvável de se envolver com um dos aspectos mais cruciais ocorrentes em nossas cidades, que são as remoções.
“A Usina enquadra-se nos propósitos de levar o nosso trabalho numa capilarização necessária à assistência e a percepção das situações projetadas com repercussão em distintos níveis de consumo”, comenta o arquiteto e urbanista Newton Burmeister, ex-presidente da FNA e membro do juri do 10º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano, referindo-se ao escolhido na categoria Homenagem Especial.

A láurea foi criada em 2006 em comemoração aos 27 anos da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA). Tradicionalmente, a comissão de seleção desta homenagem é constituída pelo presidente da FNA e pelos integrantes do Conselho Consultivo da federação, em um júri composto de no mínimo 3 (três) e no máximo 6 (seis) arquitetos e urbanistas.

Em uma década, já foram reconhecidos dezenas de profissionais com trajetória de destaque em diversas áreas. Clique aqui e relembre todos os arquitetos e urbanistas que já foram premiados.

Fonte : Imprensa FNA

Rolar para cima