UIA2021RIO

CONHEÇA A FEDERAÇÃO NACIONAL DOS ARQUITETOS E URBANISTAS
Criada em maio de 1979 e instalada com a Carta Sindical de 13 de dezembro de 1979, a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) é uma entidade sindical de grau superior que congrega sindicatos estaduais da categoria. Desde sua constituição, tem como objetivo coordenar e proteger a categoria profissional dos arquitetos e urbanistas nas relações de trabalho, direitos e atribuições.
Desde a sua criação, a FNA realiza, anualmente o ENSA – Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas, instância máxima de deliberação da categoria. A partir de cada ENSA, a FNA articula suas ações e propostas de trabalho anual.
A Federação é filiada à Central Única dos Trabalhadores sendo uma das suas fundadoras em 1983.
A FNA, dentre as suas atribuições, representa perante autoridades administrativas e judiciárias, os interesses gerais dos arquitetos, principalmente em acordos e negociações coletivas; estimula o aperfeiçoamento profissional e científico e atua na capacitação profissional; auxilia na fundação de sindicatos estaduais, oferecendo assistência técnica e jurídica; edita publicações de interesse dos arquitetos e urbanistas; celebra convênios, acordos, instaura dissídios e assiste os sindicatos filiados em processos trabalhistas em geral.
Como instituição sem fins lucrativos e alinhada com o desenvolvimento das cidades e da sociedade brasileira, a FNA contribuiu para diversas Leis, entre elas o Estatuto das Cidades, a de criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e a Lei da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (Athis).
Atualmente, a FNA participa do Colegiado das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas do CAU/BR, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), da organização do Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020) e de inúmeras outras instâncias de representação da categoria dos arquitetos e urbanistas.

Quer participar desse trabalho com a gente? Saiba como aqui.


CONHEÇA O CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Promover “Arquitetura e Urbanismo” para todos é a missão estratégica do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, presente em todo território nacional. Criado em 2010, o CAU reúne hoje mais de 217 mil arquitetos e urbanistas do país.
Criado em 2010, o CAU é a autarquia uniprofissional que regula o exercício da profissão de arquiteto e urbanista no Brasil, defendendo o interesse e a segurança da sociedade por meio de orientações e fiscalização, além de zelar  pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe. O CAU também luta pelo aperfeiçoamento do ensino da Arquitetura e Urbanismo e reúne, hoje, mais de 217 mil arquitetos e urbanistas do país, sendo 64% mulheres.

Exposição virtual  Arquiteturas Brasileiras – “Arquitetura e Urbanismo, Política e Cidadania”
Lançado no UIA2021RIO, o site Exposição Virtual Arquiteturas Brasileiras apresenta uma seleção de 80 obras representativas da produção arquitetônica, urbanística e paisagística do país nos últimos cinco anos.
A mostra digital engloba ainda projetos de instituições de ensino e parceiros internacionais, além de ações empreendidas pelos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal. O recorte adotado foi “Arquitetura e Urbanismo, Política e Cidadania”. Acesse: www.caubr.gov.br/expouia2021rio

Manifesto em Defesa de Moradia Digna para Todos
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil lançou no UIA2021RIO o vídeo “Manifesto em Defesa de Moradia Digna para Todos – Um Projeto para o CAU e para o Brasil”, assumindo seis importantes grandes compromissos, destacando-se:
1- Valorizar e tornar mais conhecida a Arquitetura e Urbanismo, sensibilizando a população da necessidade dos arquitetos para a melhoria da qualidade de vida
2- Utilizar todos os esforços para transformar a ATHIS em Política de Estado, da mesma forma que o SUS e a Defensoria Pública.

O QUE É O CEAU
Com atribuições para tratar das questões de ensino e exercício profissional, foi criado na estrutura do CAU Brasil o Colegiado Permanente das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU).
O Colegiado é integrado pelas cinco entidades que lutaram pela criação do CAU:  Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP); Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA); Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA); Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas (FNA); e Instituto de Arquitetos do Brasil – Direção Nacional (IAB). Também a Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEa) integra o CEAU como convidada, com direito a voz e sem direito a voto.

CONFIRA A PARTICIPAÇÃO DAS ENTIDADES NO 27º CONGRESSO DA UIA2021RIO
> Programação Geral
Mundo do Trabalho
Educação em Arquitetura e Urbanismo
ATHIS
> A Cidade e o Futuro

Rolar para cima