46º ENSA – Brasília (DF)

Com a presença de profissionais e lideranças sindicais, o 46º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA) chega a Brasília, de 24 a 27 de novembro, para debater o futuro do mercado de trabalho e o cenário pós-eleições. O evento, em formato híbrido – presencial e online (pela plataforma Zoom e canal do YouTube –, é promovido pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e ocorrerá no Salão Alvorada do Brasília Palace Hotel (SHTN Trecho 01 Conjunto 01, Setor de Hotéis e Turismo Norte – Asa Norte).

O Encontro busca abordar as expectativas e desafios do mercado de trabalho e do movimento sindical no pós-eleição. “O ano eleitoral é uma época de renovação para discutirmos os próximos passos. Será uma oportunidade de nos unirmos enquanto classe, através da mobilização coletiva, para lutar contra um mercado de trabalho cada dia mais precário e desregulamentado. Enquanto profissionais e enquanto população, queremos debater o direito dos brasileiros e brasileiras pelos próximos anos”, explica a presidente da FNA, Eleonora Mascia.

Com o tema “O trabalho organiza as lutas. Junt( )s construímos cidades”, o encontro ainda vai propor uma agenda de lutas coletivas para 2023, que serão implementadas pela Federação e por seus sindicatos filiados. Entre elas está a implementação de políticas públicas voltadas para habitação de interesse social e para a arquitetura popular. A programação deve acontecer presencialmente entre 9h e 21h e também terá transmissão pela plataforma Zoom.

O primeiro dia do 46º ENSA (24/11) começa às 19h com a exposição “Arquitetura Habitacional da URSS: Concurso entre camaradas 1926”. A mostra, que já percorreu outras cidades brasileiras e países como Argentina, México e Venezuela, pretende conversar sobre a arquitetura habitacional soviética, a fim de propagar programas globais de moradia e a arquitetura moderna internacional. A partir das 19h30, e com mediação da diretora de Assuntos Profissionais do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Distrito Federal (Arquitetos-DF), Luciana Jobim, o primeiro colóquio do 46º ENSA traz o tema “Projetar, Construir, Morar: Arquitetura e Políticas de Habitação”. A discussão reunirá profissionais e entidades pelo direito à habitação e será aberta ao público em geral.

O segundo dia de encontro (25/11), que começa às 9h, será marcado pelo debate de projetos da gestão 2020/2022 da FNA. O secretário de organização e formação sindical da FNA, Danilo Matoso, afirma que a agenda será dedicada à discussão da Cartilha T.A.B.A., do projeto Solare (Softwares Livres para Arquitetura e Engenharia) e o lançamento do portal ArqPop. “Conseguimos colocar em prática diversos projetos de valorização e orientação aos profissionais nesse último ano. A ideia é fazer uma retrospectiva e discutirmos aperfeiçoamentos de cada um deles”. O dia também será dedicado ao balanço dos Encontros Regionais de Sindicatos de Arquitetos (ERSAs) realizados ao longo do ano e ao lançamento de livros, como a biografia “Quatro décadas com Lula: o poder de andar junto”, da arquiteta e urbanista Clara Ant. O dia fecha com mais uma edição do colóquio “Projetar, Construir, Morar: Arquitetura e Políticas de Habitação”, também a partir das 19h30min. A mediação da vez fica por conta da diretora de Políticas Públicas do Arquitetos-DF, Mariana Bontempo.

Ainda há na programação do terceiro dia (26/11), a partir das 9h, a mesa “O Trabalho Organiza as Lutas: Junt( )s Construímos a Cidade – A Agenda de Luta dos Trabalhadores e Trabalhadoras em 2023”, que tem como objetivo o desenvolvimento de uma agenda de lutas coletivas que reunirá entidades como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), a Confederação dos Trabalhadores Técnicos e Universitários (Confetu), o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/DN), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU Brasil), a Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA), a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (Abea) e a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura e Urbanismo (AsBEA). O dia se encerra com a entrega do 17º Arquiteto e Urbanista do Ano e do Prêmio FNA 2022.

Ainda no sábado (26/11), será conhecida a composição da gestão 2023/2025 da FNA. As inscrições de chapas e votação ocorrem das 10h às 14h. No domingo (27/11), último dia do evento, haverá a prestação de contas e a plenária de deliberações para as atividades do ano seguinte.

Confira a programação completa.

24 de novembro – Quinta-feira
19h às 21h30min
19h – Abertura do 46º Encontro Nacional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas
Abertura da Exposição Internacional – “Arquitetura Habitacional na URSS – Concurso entre camaradas 1926”
19h30min – Colóquio “Projetar, Construir, Morar: Arquitetura e Políticas de Habitação”

25 de novembro – Sexta-feira
9h às 21h30min
9h – Encontro Regional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas – Região Norte
11h – Balanço dos Encontros Regionais – ERSAs 2022
12h30min – Intervalo de almoço
14h – T.A.B.A. – Trabalhadores Articulados em Benefício da Arquitetura
15h – SOLARE – Software Livre para Arquitetura, Urbanismo e Engenharia
16h – Intervalo
16h30min – Arquitetura e Urbanismo no Serviço Público
17h30min – Lançamento de Livros
19h30min – ATHIS e ArqPop – Colóquio “Projetar, Construir, Morar: Arquitetura e
Políticas de Habitação”

26 de novembro – Sábado
9h às 21h30min
9h – Mesa de Análise de Conjuntura “O Trabalho Organiza as Lutas: Junt( )s Construímos a Cidade” – A Agenda de Luta dos Trabalhadores e Trabalhadoras em 2023
Eleições – Gestão 2023-2025 – 10h às 14h
12h30min – Intervalo de almoço
14h – Anúncio do resultado eleitoral
14h – Políticas dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas – Agenda FNA e Sindicatos 2023
16h – Políticas dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas – Políticas de Equidade, Diversidade e Combate ao Assédio
17h30min – Intervalo
18h – Cinema Urbana
19h – Premiação Arquiteto e Urbanista do Ano 2022 e entrega do Prêmio FNA 2022. Posse da Diretoria 2023-2025
20h30m – Coquetel de confraternização

27 de novembro – Domingo
9h às 13h
9h – Prestação de Contas – 2021 até Out/2022 Plenária e Assembleia Geral FNA
13h – Encerramento das atividades do 46º ENSA

Rolar para cima