44° ENSA-Digital

Virtual, participativo e democrático.  Esses três atributos marcaram a 44° edição do Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA) em 2020, ocorrido de 30/11 a 06/12 pelas plataformas Youtube e Zoom que conectaram arquitetos e urbanistas de todo o país. As nove mesas de debates abertas ao público trouxeram convidados de peso para falar sobre assuntos de grande interesse de profissionais arquitetos e urbanistas, entidades e sociedade civil. Todos assuntos que repercutem, diretamente ou indiretamente, na vida dos brasileiros.

A mesa de abertura, no dia 30/11, levantou aquele que é um dos principais gargalos do Brasil: o desemprego e as mudanças regulatórias na legislação trabalhista que vêm impactando sobremaneira na proteção social, na renda e na dignidade dos trabalhadores. Com o tema “O trabalho transforma o espaço: arquitetura e urbanismo nas periferias do mundo”, a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e seus sindicatos filiados iniciaram os trabalhos sob a perspectiva de dois grandes especialistas, o cientista social Ladislau Dowbor e a arquiteta e urbanista Silke Kapp.

Cidades em tempos de pandemia, novas formas de produção social, balanço das eleições municipais e temas focados na profissão reuniram grande número de participantes em torno de um só objetivo: construir propostas para fazer frente ao cenário social e econômico que coloca em xeque políticas públicas essenciais para a sociedade, sobretudo as camadas periféricas.

A programação do 44° ENSA ficou concentrada no período da noite, oportunizando a interação e comunicação com um maior número de profissionais e público interessado. A exceção foi no final de semana (dias 5 e 6/12), quando os painéis ocorreram na parte da manhã e tarde.

Uma novidade deste ano foi a abertura do ENSA para a arte e a cultura. O Sarau FNA foi palco de 14 apresentações de arquitetos e urbanistas, profissionais que dividem a sua rotina com a música, o desenho, a pintura, as gravuras e outras manifestações artísticas e culturais. Produções audiovisuais foram enviadas por arquitetos e urbanistas de várias partes do país, contribuindo para o vídeo que rolou no final da noite de sexta-feira (4/12).

Na ampla programação, destaque para a entrega do 15º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano e o Prêmio FNA 2020, também na noite de sexta. Remotamente, os agraciados receberam homenagens pela sua contribuição a pautas sociais e à arquitetura e urbanismo. Os vencedores deste ano foram Maria Inês Sugai (Arquiteta e Urbanista do Ano) e o projetos Salve Natal, Paraná Contra a Covid-19 e Gentileza Urbana (Prêmio FNA 2020).

O Ensa é uma promoção da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas e, neste ano, contou com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).

Rolar para cima