17º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2022

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) anuncia os nomes dos vencedores do 17º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano e dos vencedores no Prêmio FNA 2022. Os escolhidos serão homenageados no dia 26 de novembro, durante a programação do 46º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA), em Brasília (DF).

17º Arquiteto e Urbanista do Ano
No ano em que completa 30 anos de carreira, Claudia Pires receberá o 17º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano. Natural de Nova Lima (MG), a profissional foi indicada em função da sua desenvoltura profissional e da defesa de uma arquitetura para todos. “O que eu mais amo na vida é exercer minha profissão. Receber essa premiação significa que a Arquitetura e Urbanismo no país está mudando de rumo. Significa que, nos próximos anos, os profissionais vão começar a olhar mais para a cara do Brasil. É isso que meu trabalho significa”, disse ainda emocionada pelo anúncio feito na noite desta quarta-feira (26/10) pela presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Eleonora Mascia. A decisão foi tomada em reunião virtual do Conselho Consultivo da FNA, com a presença dos ex-presidentes e da presidente da FNA. A premiação será entregue no dia 26 de novembro durante o 46º ENSA, em Brasília (DF).

Prêmio FNA 2022
Com o objetivo de reconhecer iniciativas em prol da arquitetura e das cidades brasileiras, a 5º edição do Prêmio FNA 2022 já tem sua lista de vencedores. O portal de notícias ArchDaily Brasil, com atuação nacional, a organização sem fins lucrativos Comunidades Catalisadoras (ComCat), do Rio de Janeiro (RJ), e o projeto Fab Social, de Guarulhos (SP), receberão a láurea no dia 26 de novembro, durante a programação do 46º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (46º ENSA), em Brasília (DF). A decisão, tomada nesta quarta-feira (26/10) pelo Conselho Consultivo da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), contou com a presença de ex-presidentes e da presidente da entidade, Eleonora Mascia, que destacou a atuação dos projetos pela categoria profissional e pelas comunidades brasileiras.

ArchDaily Brasil
O portal concentra artigos e publicações abordando projetos, produtos, eventos e entrevistas sobre o universo profissional da categoria. Fundado pelos arquitetos chilenos David Basulto e David Assael, em 2006, como ‘Plataforma Arquitectura’, hoje é considerado um dos maiores sites sobre o assunto no mundo. A versão global foi lançada em 2008, com publicações em inglês, e atualmente está presente em países como México, Colômbia, Peru e China. No Brasil, tem edição especial desde 2011. A indicação veio do Conselho Consultivo da FNA.

Comunidades Catalisadoras – ComCat
Sediada no Rio de Janeiro (RJ), é uma organização sem fins lucrativos defensora de favelas e que opera como uma rede colaborativa, trabalhando para apoiar e fortalecer moradores e comunidades. O projeto existe desde os anos 2000 oferecendo treinamentos e comunicação estratégica, operando como fonte de notícias e cooperativa de pesquisa, e conectando a favela com a sociedade civil e mídia global. Atualmente, organiza inúmeras iniciativas como o projeto Termo Territorial Coletivo (TTC), o _RioOnWatch e a Rede Favela Sustentável, todas com foco no controle comunitário sobre desenvolvimento. A indicação é do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado do Rio de Janeiro (SARJ).

Fab Social
Criado em 2011, em Guarulhos (SP) e sob a coordenação do arquiteto e urbanista Alex Garcia, o projeto promove oficinas gratuitas e extracurriculares para jovens, entre 8 a 12 anos, da periferia, abordando conceitos básicos de mecânica clássica, história da ciência, metodologia científica, eletrônica, design e fabricação digital. A iniciativa busca dialogar com instituições fomentadoras de tecnologia, como o Centro Tecnológico Renato Archer, que já esteve vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e com redes educativas como Fundação Lemann e MIT-Media Lab, Fab Lab Kids, rede Lab Makers e Fab Lab Livre SP. A indicação é do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado de São Paulo (SASP).

Rolar para cima