16º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) anuncia os nomes dos vencedores do 16º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano e dos vencedores no Prêmio FNA 2021. Os escolhidos serão homenageados no dia 26 de novembro, durante a programação do 45º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA), realizado de forma virtual.

16º Arquiteto e Urbanista do Ano
O Conselho Consultivo da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) escolheu Regina Bienenstein como a vencedora da 16ª edição do Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano. A premiação é concedida anualmente a profissionais que se destacam por sua atuação voltada ao desenvolvimento da profissão e das cidades brasileiras. Arquiteta e Urbanista formada pela UFRJ, Bienenstein é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFF e coordenadora do Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos (NEPHU-PROEX-UFF). Sua indicação foi defendida pelo Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado do Rio de Janeiro (SARJ), que destaca o trabalho de décadas da profissional defendendo a Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) e a regularização fundiária.

O Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano recebe indicações dos sindicatos filiados à FNA e de entidades do setor. De acordo com a ex-presidente da FNA e coordenadora da premiação, Valeska Peres Pinto, a escolha dos laureados se baseia na relevância da trajetória de trabalho do profissional. Além do caráter da distinção, a premiação fortalece a importância de se trabalhar cada vez mais pelo acesso da sociedade à arquitetura e urbanismo. “O objetivo dessa premiação é justamente destacar e homenagear os profissionais que fazem e fizeram tanto pelas pautas que a Federação acredita”.

Prêmio FNA 2021
Instituído para reconhecer iniciativas que dialoguem em favor da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil, o Prêmio FNA 2021 contempla três iniciativas este ano: a Pastoral do Povo de Rua (SP/Nacional), a Campanha #DespejoZero (Nacional) e a ZEIS Tororó – Comunidade Monsenhor Rubens Mesquita (BA). Escolhidos dentro de um universo de indicações vindas dos sindicatos filiados à Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e entidades de classe, os laureados foram os mais votados pelo Conselho Consultivo na manhã desta sexta-feira (29/10).

O colegiado contou com a presidente da FNA, Eleonora Mascia, e com os ex-presidentes Newton Burmeister, Orlando Cariello, Valeska Peres Pinto, Kelson Vieira Senra, Eduardo Bimbi, Ângelo Arruda, Jeferson Salazar e Cícero Alvarez. “O Prêmio FNA é uma oportunidade de darmos voz e, principalmente, visibilidade às ações que lutam pelas nossas cidades. Um espaço onde podemos ver que o direito à moradia e ao território são bandeiras de toda a população”, ponderou Cariello.

A entrega oficial das premiações ocorrerá dentro da programação virtual do 45º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA) no dia 26 de novembro (sexta-feira).

Pastoral do Povo de Rua (SP/Nacional)
Organização criada em 1993 que trabalha com a população em situação de rua na cidade de São Paulo. Atualmente é coordenada pelo Vigário Episcopal da Arquidiocese de SP, Padre Júlio Lancellotti. Já atuou em iniciativas de acolhimento e solidariedade à população de rua, incluindo distribuição de alimentos, marmitas e agasalhos, e pela defesa de políticas públicas voltadas para a população em situação de rua, incluindo o acesso à moradia digna e fim das práticas hostis de construção. A indicação é da Diretoria Executiva da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA).

Campanha #DespejoZero (Nacional)
Campanha de ação nacional que visa a suspensão dos despejos ou remoções de comunidades, urbanas ou rurais, durante a pandemia da Covid-19. A iniciativa já conquistou a aprovação da Lei 14.216/21, no Congresso Nacional, para garantir a suspensão de todos os processos e procedimentos com a finalidade de desabrigar famílias. Hoje conta com mais de 140 entidades que compõem a iniciativa, dentre movimentos populares, organizações não-governamentais, coletivos, acadêmicos e ativistas e está presente em todas as regiões do país. A indicação foi feita pelo Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU) e pelo ARQDF.

ZEIS Tororó – Comunidade Monsenhor Rubens Mesquita (BA)
Iniciativa que luta, desde 2018, para manter o assentamento da comunidade da Rua Monsenhor Rubens Mesquita, no bairro Tororó, em Salvador (BA). O local, já declarado como Zona Especial de Interesse Social (ZEIS), vem sendo pressionado pela Prefeitura Municipal de Salvador para viabilizar a construção de um Shopping Center. A associação vem articulando uma rede de Assessoria Técnica no local, com atuação em diversos campos do conhecimento, e liderando o movimento “Tororó Resiste”. A indicação foi feita pelo Sindicato de Arquitetos e Urbanistas do Estado da Bahia (Sinarq-BA).

Rolar para cima