Saergs recebe movimento internacional de Arquitetura

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores em Arquitetura (MTA), de Portugal, atravessarão virtualmente o oceano para participar, na próxima terça-feira (27/10), da quarta live do Fórum Saergs no Mundo do Trabalho, que ocorre às 19h pelo canal do Youtube e página do Facebook do sindicato. Os arquitetos falarão sobre a lógica do movimento, que nasceu em 2019 com objetivo de organizar e conscientizar trabalhadores da área, garantir o cumprimento de leis e fomentar a valorização laboral da Arquitetura e Urbanismo daquele país. A mediação da conversa fica a cargo da diretora do Saergs Denise Simões e da diretora geral da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA) Francieli Franceschini Schallenberger.

Participam a arquiteta paisagista Andreia Bastos Silva, a arquiteta Catarina Queirós e o arquiteto João Gonçalves. Frente à pandemia de Covid-19, o MTA investiu na produção de documentos reivindicativos específicos, no lançamento de um inquérito aos trabalhadores sobre as consequências da pandemia nas suas condições de trabalho, bem como a abertura de um canal de denúncias sobre práticas ilegais.  Para o presidente do Saergs, Evandro Babu Medeiros, reconhecer, fora do país, que outros profissionais enfrentam mesmos problemas que os brasileiros é consolidar objetivos e meios para alcançá-los. “Sabemos que questões como terceirização, precarização e desvalorização não acontecem só aqui. Por isso, precisamos entender o que está sendo feito em outros países para crescermos como profissão e classe de trabalhadores”, afirma.

O Fórum Saergs no Mundo do Trabalho é uma promoção do Sindicato dos Arquitetos no Estado do RS, tem o patrocínio do CAU/RS e apoio da FNA, IAB, Fenea e CUT.

Rolar para cima