Live preparatória do ENSA aborda novas formas de atuação em arquitetura e urbanismo

As bruscas mudanças econômicas no Brasil nos últimos anos atingiram em cheio a vida do trabalhador, e a realidade não é diferente quando se trata do mercado de arquitetura e urbanismo. Para discutir o futuro da profissão e as novas formas de trabalho, a terceira e última live preparatória para o 45º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA) ocorre no dia 21 de outubro, a partir das 20h, através do canal do YouTube da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA). O encontro reúne as sócias do escritório AH! Arquitetura Humana, de Porto Alegre, Karla Moroso e Taiane Beduschi, a representante da Cooperativa Arquitetura, Urbanismo e Sociedade (CAUS), de Pernambuco, Manoela Jordão e a arquiteta e urbanista do Movimento Sem Terra (MST), no interior do Estado de São Paulo, Aya Nishimuta. A mediação fica por conta da Secretária de Educação, Cultura e Comunicação Sindical, Fernanda Lanzarin.

“O objetivo desta live é trazer o debate do mercado de trabalho para mais próximo dos arquitetos e urbanistas. Vemos com muita frequência a classe não se enxergar como trabalhador, principalmente por boa parte dela atuar de forma autônoma. E, sem dúvidas, isso é o que dificulta a luta pelos direitos trabalhistas”, destaca Lanzarin. A live pretende, ainda, apresentar o projeto Trabalhadores Articulados em Benefício da Arquitetura, o T.A.B.A., que vem sendo desenvolvido em uma parceria da FNA e do CAU Brasil com o escritório AH! Arquitetura Humana. O projeto, que já está com sua primeira etapa em andamento, vai planilhar as realidades da profissão no país e organizar as diferentes opções contábeis que envolvem a atividade. Além de um olhar geral sobre as relações de trabalho na arquitetura, o plano também focará na ação em Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), reunindo projetos exitosos que possam servir de inspiração a novos profissionais.

De acordo com Lanzarin, debater as diferentes formas de atuação e trazer esse destaque para a ATHIS é uma “maneira de ampliar o campo dos arquitetos e arquitetas e viabilizar uma maior inclusão social e econômica da arquitetura”. O mercado de trabalho é um dos principais eixos de discussão do 45º ENSA, que pretende trazer diferentes profissionais para debater o futuro dos trabalhadores e discutir temáticas como diminuição dos direitos, “pejotização” e “uberização” do mercado. O Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas acontece, também de forma virtual, dos dias 22 a 28 de novembro.

Rolar para cima