Lançamento do 2º Guia IAB para a Agenda 2030 e de Exposição encerram a Semana do UIARio2021

UIA 2021: TODOS OS MUNDOS, UM SÓ MUNDO. Com este forte lema, a União Internacional de Arquitetos realiza nesta semana, seu Congresso Mundial de Arquitetos. Esta temática se desdobra em quatro eixos: Diversidade e Mistura, Fragilidades e Desigualdades,  Mudanças e Emergências e Transitoriedade e Fluxos. E a Agenda 2030 da ONU e seus Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) são o embasamento para esta temática que, em tempos de pandemia, aparece como central.

E o IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil, além de celebrar seu centenário neste ano, lança o 2º Guia da coleção que mostra o melhor da produção arquitetônica e urbanística dos profissionais brasileiros interessados em contribuir para a temática do desenvolvimento sustentável.

Participaram profissionais arquitet@s e urbanist@s brasileir@s, com obras e projetos localizados no território nacional ou no exterior, elaborados a partir de 2015. Os projetos e planos selecionados nesta nova publicação apresentam uma diversidade e cobrem praticamente todo o território brasileiro. Segundo seu coordenador, Cid Blanco Jr, há projetos representando a maioria dos estados brasileiros e localizados em outras partes do Globo, como Egito e Senegal.

Os projetos e planos que melhor representam os 17 ODS foram selecionados por uma equipe de especialistas de diferentes setores e regiões do país  e o IAB recebeu mais de uma centena de inscrições.

A nova publicação será lançada junto com a Exposição Um Guia de Arquitetura e Urbanismo para as 17 Metas da ONU de Desenvolvimento Sustentável, que traz exemplos dos dois Guias  do IAB e dos dois Guias da  UIA. O lançamento faz  parte da programação do 27º Congresso Internacional da União Internacional de Arquitetos – UIA 2021, sendo que a live contará com os presidentes das entidades internacionais de Arquitetura e Urbanismo.

Segundo a co-coordenadora da Comissão de Política Urbana, Cláudia Pires, a UIA conta com uma Comissão de Acompanhamento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, na qual o IAB tem assento. Ela elogia a assertividade da Comissão e informa que o Guia Nacional, agora traduzido em outras línguas, é uma iniciativa que acompanha os trabalhos da Comissão Internacional que, em 2019, lançou uma publicação com projetos de todo o mundo relacionados com a Agenda 2030.

Sobre o Guia IAB para a Agenda 2030
Em 2020, o IAB – por meio do Grupo de Trabalho da Agenda 2030 da Comissão de Política Urbana e Habitação Social – produziu uma versão brasileira da publicação da Comissão da UIA, apresentando projetos de arquitetura e planos de desenvolvimento urbano do Brasil que colaboram com cada um dos 17 ODS. A primeira edição do Guia contou com diversas parcerias, em um esforço contínuo para mostrar práticas sustentáveis em nossa arquitetura e urbanismo, e contou com a publicação de 51 projetos/planos.Neste ano, o IAB conseguiu ampliar o leque de entidades apoiadoras o que demonstra que o acompanhamento da Agenda 2030 e dos ODS convergem para posicionar a categoria profissional junto à outras categorias profissionais e ajuda a fortalecer a Sociedade civil frente às suas reivindicações junto aos governos.

Segundo Cid Blanco Jr, “o lançamento do 2º Guia reafirma o compromisso do IAB com o cumprimento das metas da Agenda 2030 por meio da disseminação dos trabalhos e da conscientização dos profissionais de arquitetura e urbanismo’. “Queremos reforçar a discussão sobre a Arquitetura e Urbanismo como a contribuição efetiva dos arquitetos para um mundo melhor”, finaliza Cláudia Pires.

Serviço:
Lançamento do 2ª Edição do Guia IAB para a Agenda 2030 encerra a Semana do Congresso Mundial de Arquitetos;
Telefone para contato: Cid Blanco Junior 21-99876-2405 e-mail: [email protected]
Link de transmissão do evento: https://www.youtube.com/watch?v=JeRLY5c_ZLs
Data: 24/07/2021 – sábado
Horário: 10hs00min (Brasília)

 

 

Rolar para cima