Diálogos para 2030: Preparando a Cidade do Rio para o Futuro

Cidadãos cariocas têm, amanhã (quinta-feira, 21/05), mais uma chance de contribuir com o Plano de Desenvolvimento Sustentável (PSD) que está planejando a Cidade do Rio de Janeiro, junto com especialistas. A população é convidada a opinar e trocar ideias no terceiro encontro dos cinco virtuais que integram a série ‘Diálogos para 2030: Preparando a Cidade do Rio para o Futuro’, a fim de debater os desafios e novos rumos para os próximos 10 anos. O futuro dos espaços urbanos é temática alinhada com o Rio Capital Mundial da Arquitetura.

O tema desta semana é ‘Igualdade e Equidade para o desenvolvimento sustentável’ e participarão da mesa de debate os seguintes especialistas: Frederico Poley, professor e pesquisador da Fundação João Pinheiro; Christian Basilio, estudante de Gestão Pública (GPDES) na UFRJ e cofundador do Ubuntu_Lab; Luciana Phebo, médica e chefe do escritório Unicef no Rio de Janeiro; Renato Meirelles, professor de Ciências do Consumo e Opinião Pública do Ibmec e presidente do Instituto Locomotiva; e Bernardo Serra, gerente de Políticas Públicas do Instituto ITDP Brasil. A apresentação e mediação é de Rosângela Coelho.

“Não deixar ninguém para trás, esse lema da Agenda 2030 foi abraçado pela Cidade do Rio de Janeiro que tem como foco reduzir assimetrias e desigualdades no território municipal. Igualdade e equidade é um dos temas transversais do PDS que conversa mais fortemente com a realidade e dia-a-dia do cidadão”, indica Anderson Simões, subsecretário de planejamento e acompanhamento de resultados.

O assunto envolve os diversos tipos de desigualdades que se apresentam no território municipal (renda, infraestruturas, cultura, etc.) e fortalece as economias locais, gerando emprego e renda de qualidade.

“A redução das assimetrias regionais e das desigualdades sociais e territoriais é de alta relevância para alcançarmos um desenvolvimento pleno. Áreas e grupos mais vulneráveis socialmente, como crianças e jovens, com melhoria de oportunidades, educação, moradia e transportes de qualidade em todo o território estão entre os temas abordados nesse dia do evento”, explica Daniel Mancebo, coordenador geral do Escritório de Planejamento.

A participação da população é fundamental nesta quarta onda do Plano de Desenvolvimento Sustentável. É importante saber quais ações são prioritárias para a cidade, e como cada um pode contribuir para fazer a diferença e construir, juntos, uma cidade mais sustentável em 2030.

Em cinco quintas-feiras seguidas, sempre às 10h, os convidados discutem com a população assuntos ligados ao Plano de Desenvolvimento Sustentável do Rio, elaborado pelo Escritório de Planejamento da Subsecretaria de Planejamento e Acompanhamento de Resultados da Casa Civil, em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, ONU Habitat, e com a MultiRio, a Empresa Municipal de MultiMeios da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Os encontros são transmitidos pelo canal da MultiRio no YouTube e pelo Escritório de Planejamento (veja no final) e a população pode interagir.

Temas já discutidos

Na semana passada (quinta-feira, 14/05), participaram da segunda mesa de debates Rubens Filho, jornalista e coordenador de Comunicação do Instituto Trata Brasil; Daniel Vilella, pesquisador da Fiocruz e professor de Epidemiologia e Biologia Computacional; Paulo Saldiva, professor da USP e pesquisador de doenças respiratórias e saúde ambiental; Mónica Guerra, arquiteta, mestre em planejamento e gestão urbana e fundadora do Comida do Amanhã. O tema debatido foi Longevidade e Bem-estar para o Desenvolvimento Sustentável.

Já os convidados do primeiro encontro virtual, na quinta-feira 07/05 foram: Claudio Acioly Jr. (GIZ – Agência Alemã de Cooperação Internacional); Paulo Jannuzzi (IBGE); Rayne Moraes (ONU-Habitat); e Roberto Medronho (UFRJ). A discussões giraram em torno do tema ‘A Agenda 2030 e Desenvolvimento Sustentável’. A ótica foi o impacto do momento atual em consequência da grave pandemia que o mundo enfrenta e a importância de se discutir sustentabilidade, repensando a vida em sociedade, consumo e estratégia de planejamento.

Próximos temas e datas:
21 de maio
Igualdade e Equidade para o Desenvolvimento Sustentável
28 de maio
Cooperação e Paz para o Desenvolvimento Sustentável
4 de junho
Desafios do Financiamento e Transformações da Gestão Pública

Como acessar para participar do próximo encontro:
Data: 21 de maio de 2020, quinta-feira.
Horário: 10h.

Canais:
– Youtube da Multirio: https://www.youtube.com/user/MULTIRIOSME ou Youtube do Escritório de Planejamento: https://www.youtube.com/channel/UCoaLuDIKvNgKoNlEII1qQjA 

Fonte: Capital Mundial da Arquitetura

Rolar para cima