43º ENSA – Salvador (BA)

O 43° Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA), realizado em Salvador de 28/11 a 1º/12, foi marcado por homenagens e amplas discussões sobre temas conjunturais que repercutem diretamente sobre o campo de atuação do arquiteto e urbanista. O arquiteto e urbanista Clovis Ilgenfritz da Silva, falecido em novembro, foi o grande homenageado, tendo o seu nome escolhido para representar a 43ª edição.

Lideranças sindicais de todo o país participaram do encontro que debateu, entre diversos temas, o impacto da reforma trabalhista sobre o mercado de trabalho no Brasil, a precarização das relações trabalhistas, as perspectivas de organização das formas de luta da sociedade, cidades mais inclusivas para mulheres, entre outros temas de interesse.

O ENSA Eleitoral também definiu a diretoria da FNA para a gestão 2020/2002. Paralelo às atividades do Encontro, foi realizada o pleito para a escolha dos nomes que vão encabeçar a próxima diretoria da FNA. A arquiteta e urbanista Eleonora Mascia, vice-presidente da FNA, foi eleita presidente ao lado de outros 15 colegas da chapa “Luta é todo dia”. Atual vice-presidente da federação, ela é natural de Caxias do Sul (RS) e reside e trabalha em Salvador (BA). O mandato para o triênio 2020/2022 inicia-se em janeiro próximo, mas a posse festiva ocorre no dia 30/11, em solenidade no Espaço Cultural da Barroquinha, como parte da intensa programação do ENSA.

Na mesma oportunidade da posse, a FNA realizou a entrega dos troféus aos vencedores do 14° Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano- Setor Público e Setor Privado e do Prêmio FNA 2019. Os destaques de 2019 da premiação organizada pela federação foram Olívia de Oliveira e Sergio Ekerman, pelo projeto NEOJIBA (Arquiteto e Urbanista do Ano Setor Privado), Mário Mendonça de Oliveira (Arquiteto e Urbanista do Ano Setor Público); os arquitetos e urbanistas Gilson Paranhos e Flávio Tavares Brasileiro, além dos projetos Mestrado Profissional em Conservação e Restauração da UFBA e Acervo Assis Reis foram os destaques do Prêmio FNA 2019.

Outro ponto alto do 43º ENSA foi o lançamento do livro comemorativo aos 40 anos da FNA – “Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas 1979-2019 Memórias, Personagens, Lutas”. A obra comemora as quatro décadas de atuação da federação e é assinada pelo arquiteto e urbanista Bruno Cesar Euphrasio de Mello, com editoração de Flávio Wild.

O próximo ENSA, em sua 44ª edição, será realizado na cidade do Rio de Janeiro, juntamente com a programação da reunião do Conselho de Representantes (antiga reunião Ampliada), entre os dias 16 e 19 de julho. A agenda de eventos da FNA para 2020 foi otimizada – e os debates vão anteceder o Congresso da UIA2020 – que ocorre de 19 a 23 de julho.

Rolar para cima