O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de ato no sábado (9), em São Bernardo do Campo (SP), junto com apoiadores e lideranças políticas de todo Brasil. O ato reuniu milhares, entre militantes e lideranças de partidos de esquerda, movimentos sociais e sindicais, artistas, promovendo o reencontro com Lula após 580 dias de prisão política. Diante de uma multidão, Lula proferiu um discurso histórico e falou sobre a farsa da Operação Lava Jato, o desastre de Bolsonaro na presidência e a luta popular na América Latina.

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) acompanhou o ato, realizado em frente à sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Para a FNA, a liberdade de Lula traz de volta a esperança de um país menos desigual e fortalece a luta pela democracia. Desde o golpe de 2016, com a saída de Dilma Rousseff da presidência da República, ocorreram diversos ataques contra as entidades sindicais que representam os trabalhadores brasileiros. Uma delas foi a aprovação da reforma Trabalhista pelo governo federal: há exatos dois anos as lideranças de direita aprovaram o fim de direitos trabalhistas previstos na CLT – Consolidação das Leis do Trabalho – e instrumentos de organização dos trabalhadores, como a contribuição sindical, comprometendo a sustentabilidade das entidades sindicais.

Em discurso aos apoiadores, Lula protagonizou sérias críticas ao atual governo ao mesmo tempo em que cobrou profundas mudanças econômicas no país, com o resgate de uma política de redistribuição de renda e fortalecimento das estruturas do estado. Também fez duras críticas ao desmonte de instituições como o BNDES e a Petrobras, além do risco de privatização do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Após um discurso que durou cerca de 50 minutos, Lula anunciou que irá visitar todos os brasileiros a partir de uma caravana nacional que começará a ser definida já nesta quinta-feira (14/11). Há um indicativo de que a retomada das caravanas comece pela Região Nordeste, mais precisamente no Festival Lula Livre, marcado para o próximo domingo (17/11), em Recife/PE.

 

Foto: FNA / Divulgação