4° Seminário Internacional o Mundo dos Trabalhadores aborda Memória, Verdade, Justiça e Reparação

O Arquivo Nacional e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) promovem de 8 a 10 de junho, em São Paulo, o 4º Seminário Internacional O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos. Com o tema Memória, Verdade, Justiça e Reparação, o evento vai abordar a importância e necessidade de discussões sobre o direito à memória e à verdade. Outro foco em debate será a justiça e a reparação para os crimes das ditaduras no Brasil e na América Latina.

 

O objetivo é debater a recuperação e a preservação dos arquivos dos trabalhadores e também discutir a relação entre arquivos e direitos humanos. Destaque para o relatório da Comissão Nacional da Verdade, divulgado em dezembro de 2014, que foi um importante marco da luta pela recuperação da memória e da verdade sobre o passado recente do país que permitiu avançar na reparação de crimes cometidos pela ditadura, em especial contra os trabalhadores.

 

>>> Veja a programação completa do 4º Seminário Internacional O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos

 

Conferências, mesas redondas e sessões de comunicações integram a programação. Todas as atividades têm foco em questões pertinentes aos trabalhadores e aos arquivos produzidos sobre eles ou pelos próprios. A ideia é aprimorar o entendimento sobre esse universo e recuperar temas e problemáticas, tornados invisíveis na Ditadura, que possam contribuir para o avanço da justiça e da recuperação da memória daquele tempo.

 

Voltado a todos que se interessam pelo mundo dos trabalhadores, seus arquivos, sua história e memória, o seminário é dirigido a arquivistas, historiadores, cientistas políticos e sociais, documentalistas, bibliotecários e estudantes. Também podem participar profissionais com atuação na área de arquivos e centros de documentação operários, rurais, sindicais e populares; e profissionais de arquivos públicos e privados que mantêm sob sua guarda acervos de organizações dos trabalhadores da cidade e do campo.

 

Saiba mais sobre o evento – Participam da organização do 4º Seminário Internacional O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos o Centro de Documentação e Memória Sindical da CUT, o Centro de Referências Memórias Reveladas do Arquivo Nacional e importantes arquivos e centros de documentação que preservam acervos dos e sobre os trabalhadores e trabalhadoras vinculados a algumas das principais universidades brasileiras: Arquivo de Memória Operária do Rio de Janeiro da UFRJ (Amorj), Centro de Documentação e Memória da Unesp (Cedem), os Núcleos de Documentação Histórica da Universidade Federal de Pelotas e o da Universidade Estadual da Paraíba e o Núcleo de Pesquisa e Documentação sobre Movimentos Sociais no Campo da UFRRJ. Além desses, também está na organização do seminário o Grupo de Pesquisa Trabalho e Políticas Públicas da PUC-Rio.

Rolar para cima