Zezéu Ribeiro é homenageado em sessão especial

A trajetória de Zezéu Ribeiro, ex-vereador e ex-deputado federal, foi homenageada na noite de 21 de novembro, em sessão especial no Plenário Cosme de Farias, em Salvador (BA). Políticos, amigos e familiares marcaram presença na solenidade realizada no dia em que Zezéu Ribeiro completaria 67 anos. Esteve presente na ocasião o presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas, Jeferson Salazar.
A solenidade foi marcada, do início ao fim, por homenagens emocionadas de pessoas que conviveram com Zezéu Ribeiro. Um vídeo com passagens importantes da vida do político foi exibido no começo da sessão. Uma enxurrada de elogios também foram direcionados à propositora da homenagem, vereadora Vânia Galvão.

 

“Gostaria de agradecer a todos pela presença nesta sessão. É um momento muito pertinente para lembrarmos de homenagear pessoas como Zezéu. Precisamos de lideranças que nos ajudem a acreditar nas nossas instituições governamentais. Ele será sempre um grande exemplo, símbolo de luta, coerência e honestidade.”, justificou Vânia Galvão, também autora do Projeto de Lei nº 34/2015 para denominar ‘Zezéu Ribeiro’ uma rua do bairro de Cajazeiras.
Ao falar sobre a relação de Zezéu com os amigos e a vida pública, a viúva foi às lagrimas. “Agradeço a meus filhos, que me dão força pra continuar a vida. Vejo aqui, em cada amigo, o sentimento que essas pessoas têm por ele. Na política, não conquistou tudo, mas realizou grandes sonhos. Todos que estão aqui são provas disso”, afirmou Lola Ribeiro, que recebeu um buquê de flores da Câmara Municipal de Salvador.

 

O presidente estadual do PT também não poupou elogios. “Tive a oportunidade de viver um bom período com Zezéu e cresci muito como ser humano. Ele é um exemplo para todos nós. Mais do que a oratória, ele demonstrava com ações o quanto ele era especial”, declarou Everaldo Anunciação. Além da vereadora Vânia Galvão, fizeram parte da mesa durante a solenidade: Lola Ribeiro, viúva de Zezéu Ribeiro; o secretário estadual de Turismo, Nelson Pelegrino; o deputado federal Jorge Solla; o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT); o ex-presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli; o vereador Waldir Pires (PT), Marcus Vinícius de Barros Presídio, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia; Ângela Gordilho Souza, professora da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia; e Everaldo Anunciação, presidente do PT na Bahia. O vereador Gilmar Santiago e a vereadora eleita de Salvador, Marta Rodrigues (PT), também marcaram presença.

 

O Coral da Câmara, sob a regência do maestro Carlos Veiga, cantou em homenagem a Zezéu Ribeiro na sessão especial, que foi finalizada ao som do famoso jingle, que marcou a vida pública do político.

Biografia

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), José Eduardo Vieira Ribeiro iniciou a militância política no movimento estudantil na década de 1970. Foi presidente do Sindicato dos Arquitetos da Bahia, do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-BA) e membro do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea).
Filiado ao PT desde 1982, presidiu o partido na Bahia (1995-1999) e integrou o Diretório Nacional (2001-2003). Em Salvador, exerceu o mandato de vereador em três legislaturas. Foi candidato ao Senado Federal em 1994, ao governo da Bahia em 1998 e elegeu-se deputado federal em 2002.
Reeleito deputado federal em 2006 e 2010, licenciou-se do mandato em 2011 para assumir a Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (Seplan). Faleceu em 25 de fevereiro de 2015, na cidade de São Paulo, vítima de uma hemorragia digestiva.

Rolar para cima