Lançada nova versão do programa que estuda iluminação em arquitetura

Foi lançada recentemente a nova versão gratuita do Programa APOLUX, totalmente voltada para o estudo de iluminação em Arquitetura e Urbanismo. Desenvolvida pelo professor doutor, o arquiteto e urbanista Anderson Claro, do Laboratório de Conforto Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (Labcon/UFSC), essa versão é a quarta do programa e reúne um grande elenco de ferramentas de estudo de Iluminação Natural e Artificial, Insolação e Avaliação de Disponibilidade Anual de Luz Natural. O software produz inúmeros indicadores de qualidade dos projetos, recomendados internacionalmente, com uma interface amigável com modeladores de projeto como o AutoCAD, SketchUp e Rhinocerus 3D, com algoritmos validados.

 

O objetivo do programa, conforme Claro, é criar ferramentas de apoio aos profissionais da área. “Trata-se de um programa gratuito, desenvolvido por um arquiteto para os arquitetos, que reúne um grande elenco de ferramentas para o estudo de iluminação natural e artificial em Arquitetura e Urbanismo, das perspectivas funcionais, de conforto visual e de eficiência energética”, explicou.

 

O presidente da FNA, Jeferson Salazar, parabenizou o arquiteto pela iniciativa de criação e disponibilização gratuita da ferramenta “que proporcionará aos arquitetos e urbanistas a possibilidade de projetar com maior eficiência”.

 

Denominada APOLUX IV, a nova versão foi desenvolvida com o apoio do PROCEL/Eletrobrás, que recomenda seu uso. O programa incorpora os valores de referências da nova Norma ISO ABNT 8995-1 2013 para realizar análise de atendimento de níveis de iluminância nos ambientes.

 

Reprodução/APOLUX IV
Reprodução/APOLUX IV

 

Todas as capacidades podem ser conhecidas no site do programa, onde o software pode ser baixado gratuitamente através do link: http://foton.arq.ufsc.br/.

 

Rolar para cima