115 anos do bondinho de Santa Teresa: ao invés de comemoração, protesto

        Na próxima quinta-feira, o bondinho de santa Teresa – um dos mais charmosos meios de transporte existentes em nossa cidade – completa 115 anos de existência. Infelizmente, o clima no bairro não é de comemoração, mas sim de luto pelo acidente ocorrido no último sábado, dia 27 de outubro. Na tarde daquele dia, um bonde descarrilou quando descia uma das ruas do bairro, tombando logo em seguida e ficando completamente destruído por ter batido num poste. O saldo da tragédia foram 5 mortos e 54 feridos, quatro deles em estado grave.

 

        Diante desse episódio – que não é o primeiro com fim trágico que acontece no bondinho -, a Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa (AMAST) resolveu promover um protesto exatamente no dia em que se comemoram os 115 anos de funcionamento do charmoso meio de transporte. A idéia da manifestação é denunciar o descaso do governo com os centenários bondinhos, que segundo os moradores do bairro há muito estão em mal estado de conservação. Os principais alvos das críticas na manifestação, como não poderia deixar de ser, serão o governador Sérgio Cabral e o secretário de Transportes do estado, Júlio Lopes

 

        A concentração do ato será às 9h na Carioca. Seus organizadores espalharão balões pretos nas principais ruas de Santa Teresa e pedem que os moradores do bairro coloquem roupas ou toalhas pretas nas janelas em sinal de luto e compareçam à manifestação vestindo uma fita amarela, símbolo da cor do bonde.

 

Não é de hoje que a AMAST luta pela melhoria das condições do bondinho

 

        Desde 2008 a AMAST tenta obter do estado uma reforma significativa dos bondes de Santa Teresa. A última gestão da Associação chegou a entrar com uma representação junto ao Ministério Público e conseguiu a condenação do estado pelo Tribunal de Justiça.

 

        O Estado foi condenado a reformar estações, substituir 4.600 m de fios de contato, recuperar 8 km de via, reformar 14 bondes e a oficina de bondes, substituir o gradil sobre os Arcos da Lapa, construir abrigos de bondes, implantar 6 seccionamentos na rede aérea, além de recuperar os 60% dos trilhos e pavimentos – em mal estado de conservação – da via permanente não contemplados pelo “Projeto de Recuperação do Sistema de Bondes de Santa Teresa”. O estado foi condenado a pagar ainda indenização por danos ambientais em valor não inferior a 100 mil reais e multa diária de 50 mil pelo descumprimento da sentença.

 

        O governo do estado recorreu da decisão, mas esta foi ratificada por três desembargadores. Diante disso, acabou apelando para um recurso ao Superior Tribunal de Justiça, onde o processo ainda tramita. Independentemente disso, a decisão do TJ ainda está valendo. Mesmo assim, o governo pouco ou nada fez para resolver o problema, assim como pouco ou nada faz para melhorar a vida de quem depende dos em geral péssimos serviços de transporte público prestados no estado do Rio de Janeiro. A pergunta que fica é: quantas tragédias como essa ainda serão necessárias para que o poder público tome alguma providência?

 

        Isto não sabemos, mas, para acelerar esse processo, todos ao ato em Santa Teresa no dia 1º!

 

Rolar para cima