Casarão Celso Garcia, em SP, será restaurado e transformado em casa de cultura

Após passar por intervenções de limpeza, estabilização e proteção, o Casarão Celso Garcia, localizado no bairro Brás, região centro-leste de São Paulo, receberá obras de restauro e de acessibilidade para ser trasnformado em uma casa de cultura. A intervenção será financiada com recursos de R$ 2 milhões do Ministério da Cultura, obtidos por meio de emenda. A casa oferecerá atividades culturais e de capacitação.

 

Conhecida no bairro como Casarão Cutrale ou antiga delegacia do Belenzinho, a casa é um exemplo da arquitetura da Capital no início do século 20. A contrução chama a atenção pelas suas colunas jônicas, pelos ornamentos e o brasão na porta de entrada. Abandonado desde meados da década de 1970, o imóvel foi invadido no final da década de 80, sendo desocupado somente por volta do ano 2000. 

 

O imóvel integra uma Zona Especial de Preservação Cultural (ZEPEC), criadano Plano Diretor Estratégico de 2002 para proteger o Patrimônio Cultural paulistano. “Há 26 anos, foi iniciada a desapropriação desta área, que estava ocupada por um cortiço em que viviam 58 famílias. Foi desenvolvido um projeto habitacional em seis lotes em torno do casarão, em uma ação pioneira por compatibilizar as moradias com a preservação de um imóvel histórico”, explicou o arquiteto e urbanista Nabil Bonduki, secretário municipal de Cultura.

 

A transformação do casarão em equipamento cultural estava prevista desde 1991. A obra foi anunciada no último sábado (17/10) pela prefeitura de São Paulo. A previsão é que as obras durem cerca de um ano. “É um projeto muito importante para a região do centro. Nós devemos este investimento para esta região do Brás, que gera tanto emprego e oportunidade, mas que é muito carente em equipamentos de cultura”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.

 

Após o restauro, o espaço contará com duas salas multiuso, um telecentro, um ateliê de costura e dois ateliês multiuso, brinquedoteca, auditório e estúdio de música. A intervenção integra a meta 27 do Programa de Metas 2013-2016, que prevê a construção, requalificação ou reforma de 16 equipamentos culturais. Equipes do Departamento de Patrimônio Histórico prepararam um projeto de recuperação e ocupação em diálogo com a população. 

 

Com informações da Prefeitura de São Paulo e site SP Antiga

Rolar para cima