Vera Fabricio Carvalho: décadas dedicadas à saúde

Autor: Bruna Karpinski, Assessoria de Comunicação da FNA

Sabedoria, disposição e engajamento. Três palavras que definem muito bem a arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais em atividade há mais tempo no país. Dados do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) comprovam este feito: ela possui o registro de nº 12, um dos mais antigos ainda na ativa.

Natural do Rio de Janeiro, Vera Fabricio mudou-se para o Rio Grande do Sul ainda na infância, aos 12 anos. Cursou Arquitetura e Urbanismo no Instituto de Belas Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e formou-se em 1951.

Durante a maior parte de sua vida profissional, sempre atuou em projetos voltados à arquitetura hospitalar ou relacionados à área da saúde. Entre os seus trabalhos de grande destaque está o projeto do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, que, na década de 70, já estava parcialmente construído, mas internamente incompleto.

Professora da UFRGS, que na época mantinha o hospital, Vera foi indicada pela universidade para desenvolver o projeto. Foram 35 anos de dedicação ao desafio de dar forma às instalações básicas e ao planejamento para atender às finalidades de um hospital universitário.

No currículo, ainda orgulha-se de incluir trabalhos para o Hospital Mãe de Deus e o Hospital Santa Rita, centro de combate ao câncer do Complexo Santa Casa, ambos em Porto Alegre. Mas não foi apenas no Rio Grande do Sul que a arquiteta teve atuação de destaque. A serviço dos ministérios da Saúde e Educação, também colaborou com os projetos de hospitais em Recife (PE) e Fortaleza (CE).

Hoje, aos 86 anos, Vera Fabricio acumula o conhecimento de mais de seis décadas de exercício profissional e, ao mesmo tempo, esbanja a vitalidade de uma jovem que acabou de sair da faculdade. Embora esteja aposentada, ela continua na ativa e tem escritório no bairro Auxiliadora, em Porto Alegre (RS).

Seu escritório presta serviço de manutenção predial residencial e comercial, incluindo reformas e ampliações de clínicas e consultórios. Para tanto, Vera tem uma equipe de confiança para atender à clientela. Sua função é supervisionar o trabalho dos funcionários. “Tenho saúde, então continuo trabalhando”, disse Vera.

E não é só no trabalho que ela demonstra todo seu amor pela Arquitetura e Urbanismo. Vera é presença constante nos eventos da categoria. Devido a sua contribuição relevante à profissão, seguidamente é homenageada pelas entidades. Já recebeu reconhecimento da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), SAERGS, CAU/BR, CAU/RS e AAI.

Para Vera Fabricio, os arquitetos e urbanistas devem ser conscientes quanto à realidade do país e procurar, dentro de sua atividade, colaborar para a solução dos problemas sociais e econômicos que se apresentam.

Rolar para cima