Último dia para pagamento da CSU com 10% de desconto

O prazo para pagamento da Contribuição Sindical Urbana (CSU) com desconto de 10% encerra nesta sexta-feira (20/01). O abatimento é valido para arquitetos e urbanistas formados de 1982 até 2014. Para gerar a guia basta acessar o link da CSU no site da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), clicar sobre o respectivo Estado, preencher o formulário online e imprimir.

 

Nos próximos dias, as guias ainda poderão ser geradas, mas sem o desconto de 10%. Os boletos serão processados, emitidos e postados pelos Correios de 23 a 25 de janeiro para todos os arquitetos e urbanistas, excluídos os que tenham gerado e pago o boleto on-line.

 

Em alguns estados, no entanto, o prazo para pagamento da CSU-2017 com desconto pode ser feito até o dia 31 de janeiro. Em função disso, a FNA recomenda que o contribuinte verifique as condições com o seu sindicato. Além disso, os arquitetos e urbanistas formados até 1981 e em 2015 e 2016 terão desconto de 50% para pagamento do boleto até 28 de fevereiro. Outros esclarecimentos podem ser obtidos através do e-mail [email protected].

 

Mais sobre a CSU

A CSU é um imposto que todos os arquitetos e urbanistas, associados ou não aos sindicatos, sejam eles empregados ou profissionais liberais devem recolher. O pagamento é obrigatório, pois consiste em um tributo, assim como o IPVA, o IPTU e o ICMS. O valor é repartido com a federação, confederação, central sindical e com a União. O Governo Federal recebe 10% do valor e essa parte é destinada ao Ministério do Trabalho sendo depositada na Conta Especial Emprego e Salário, que integra os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

 

Rolar para cima