Este é o espaço dos arquitetos e urbanistas, organizado pela FNA – Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas – para divulgar notícias de interesse dos profissionais, promover debates sobre temas polêmicos, disponibilizar subsídios necessários ao eficiente desempenho do exercício profissional e viabilizar uma linha direta de comunicação com as entidades e com a sociedade.

Se por um lado nosso mundo profissional está cada vez mais competitivo e globalizado, também abrem-se novas oportunidades e alternativas, para as quais a qualificação do arquiteto é um diferencial precioso.

Por isto estamos convidando aos colegas para debatermos os rumos de nossa profissão. Utilizem esta nossa página na internet para fazer parte do cadastro nacional de Arquitetos Brasileiros.

Auxiliem-nos com informações acerca das discussões em seus estados e outras atividades como cursos, eventos e concursos.

Aguardamos sua visita, apareça, estamos aqui para lhe ouvir e ler.

A FNA

Criada em maio de 1979 e instalada com a Carta Sindical de 13 de dezembro de 1979, a Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas – FNA, é uma entidade sindical de grau superior que congrega 16 Sindicatos e Associações Profissionais estaduais e foi constituída para coordenar e proteger a categoria profissional dos arquitetos e urbanistas, nas relações de trabalho, direitos e atribuições.
Desde a sua criação, a FNA realiza, anualmente o ENSA – Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas, instância máxima de deliberação da categoria. A partir de cada ENSA, a FNA articula suas ações e propostas de trabalho anual.

A Federação é filiada à Central Única dos Trabalhadores sendo uma das suas fundadoras em 1983.

A FNA, dentre as suas atribuições, representa perante autoridades administrativas e judiciárias, os interesses gerais dos arquitetos, principalmente acordos e negociações coletivas; estimula o aperfeiçoamento profissional e científico e atua na capacitação profissional; auxilia na fundação de sindicatos estaduais, oferecendo assistência técnica e jurídica; edita publicações de interesse dos arquitetos e urbanistas; celebra convênios, acordos, instaura dissídios e assiste os sindicatos filiados em processos trabalhistas em geral.

DIRETORIA EXECUTIVA


Presidente
Cicero Alvarez


1º Vice-Presidente
Eleonora Lisboa Mascia


2º Vice-Presidente
Edinardo Rodrigues Lucas


Secretaria de Finanças
Juliana Betemps Vaz da Silva


Secretaria Geral
Fernanda Lanzarin


Secretaria de Organização e Formação Sindical
Fernanda Simon Cardoso


Secretaria de Políticas Públicas e Relações Institucionais
Laisa Eleonora Marostica Stroher


Secretaria de Relações de Trabalho
José Carlos Neves Loureiro


Secretaria de Educação, Cultura e Comunicação Sindical
Ormy Leocádio Hutner Júnior 


Secretaria de Mobilização e Inserção Profissional
Vinícius Bezerra de Moraes Galindo

DIRETORES REGIONAIS


Norte
Raimundo Nonato da Silva Souza


Nordeste
Gilcinea Barbosa da Conceição


Centro Oeste
Kelly Cristina Hokama


Sul
Oritz Adriano Adams de Campos


Sudeste
Guilherme Carpintero de Carvalho

CONSELHO FISCAL


Rosane Maria Schiwinski Verussa


Alexander dos Santos Reis


Amélia Costa

SUPLENTES CONSELHO FISCAL


Luiz Antonio da Costa


Dulce Maria Magalhães Pereira


Júlio César Pereira da Silva Kajewski

CONSELHO CONSULTIVO

Clovis Ilgenfritz da Silva
Newton Burmeister
Orlando Cariello
Valeska Peres Pinto
Kelson Vieira Senra
Eduardo Bimbi
Ângelo Marcos Vieira de Arruda
Jeferson Roselo Mota Salazar

ATIVIDADES

A FNA está presente no CAU/BR através do Colegiado Permanente das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas – CEAU; no Conselho das Cidades, do Ministério das Cidades do Governo federal; no Fórum Social do Trabalho – FST; é membro da Confederação dos Técnicos e Trabalhadores Universitários – CONFETU, um ramo da Central Única dos Trabalhadores – CUT; e faz parte do Colégio Brasileiro de Arquitetos – CBA, junto com as demais entidades nacionais dos arquitetos e urbanistas.
Ajudou a criar a Organização Não-Governamental Arquitetos Solidários e dela participa como entidade gestora.
Através de seus Sindicatos filiados estaduais, atua nos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo, nos Colegiados Permanentes dos CAUs Estaduais e participando, ativamente, de seu trabalho.

No Fórum Nacional da Reforma Urbana – FNRU, a FNA atua desde a sua fundação, nos anos 90 e contribui com o debate das questões da habitação e do desenvolvimento urbano.

Com esta atuação, a FNA participa dos debates da legislação profissional, das questões sindicais e da reforma urbana, da construção do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e das questões internacionais da categoria, ao participar do Congresso da União Internacional de Arquitetos – UIA das Conferências Internacionais do Trabalho.

ESTATUTO
DA FNA

REGIMENTO E
CALENDÁRIO
ELEITORAL FNA