Sobre a FNA

Quem é a FNA?

Criada em maio de 1979 e instalada com a Carta Sindical de 13 de dezembro de 1979, a Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas – FNA, é uma entidade sindical de grau superior que congrega 16 Sindicatos e Associações Profissionais estaduais e foi constituída para coordenar e proteger a categoria profissional dos arquitetos e urbanistas, nas relações de trabalho, direitos e atribuições.

Desde a sua criação, a FNA realiza, anualmente o ENSA – Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas, instância máxima de deliberação da categoria. A partir de cada ENSA, a FNA articula suas ações e propostas de trabalho anual.

A Federação é filiada à Central Única dos Trabalhadores sendo uma das suas fundadoras em 1983.

A FNA, dentre as suas atribuições, representa perante autoridades administrativas e judiciárias, os interesses gerais dos arquitetos, principalmente acordos e negociações coletivas; estimula o aperfeiçoamento profissional e científico e atua na capacitação profissional; auxilia na fundação de sindicatos estaduais, oferecendo assistência técnica e jurídica; edita publicações de interesse dos arquitetos e urbanistas; celebra convênios, acordos, instaura dissídios e assiste os sindicatos filiados em processos trabalhistas em geral.

Afiliados