Sindicatos propõem projetos para intensificar atuação nas cinco regiões

A secretária de Organização e Formação Sindical da FNA, Fernanda Simon Cardoso, apresentou, neste domingo (3/12), em Belo Horizonte (MG), as propostas das regionais dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas do país para a melhoria da atuação das entidades nos próximos anos. A pauta foi compilada em três grupos de trabalho na reunião da última sexta-feira (1/12).

As regiões Centro-oeste, Norte e Nordeste apresentaram projetos que consistem na criação de um Sistema Nacional de Assistência, a realização de congressos microrregionais e a criação de um programa de assistência técnica profissional centralizado.

Por sua vez, a região Sul propôs ações com foco na sustentabilidade dos sindicatos, como ampliação da base, e a interiorização, onde é destacada a necessidade de trabalhar propostas nas fronteiras. Além disso, o grupo destacou a comunicação como novo papel dos sindicatos, em uma ideia de ampliar a promoção de debates e campanhas.

A região Sudeste sugeriu mapear/identificar o perfil do arquiteto, para que se possa conhecer melhor a categoria, fortalecer negociações coletivas e ampliar a prestação de serviços dos sindicatos, assim como o aumentar a ampliação das ações no interior, atuar em relação à proliferação de cursos a distância e aumentar a capacidade de articulação com outras instâncias políticas da sociedade, entre outros pontos.

A FNA conta atualmente com 16 sindicatos ativos e três delegacias – Acre, Piauí e Ceará. Além disso, em 2018, conforme atualização da secretária, as regiões Sul, Centro-oeste e Sudeste devem realizar novas eleições. Também está previsto para o próximo ano cursos de formação para diretores de sindicatos, os quais vão gerar uma cartilha de formação para diretores sindicais, entre outras ações.

Rolar para cima