Seminário aborda arquitetura e urbanismo da formação ao mercado de trabalho

Será realizado nos dias 5 e 6 de setembro, em São Paulo, o Seminário Arquitetura e Urbanismo: da Formação à Atribuição Profissional. O evento é promovido pelo CAU/BR e pelo Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU), que reúne o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e a Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA) como entidade convidada. Os debates serão focados no ensino das universidades e no que se pratica no mercado de trabalho.

De acordo com o CAU/BR, a programação terá seis mesas de discussão, que abordarão a formação e atribuições das diversas áreas de atuação de arquitetos e urbanistas: projetos de arquitetura e urbanismo, arquitetura de interiores, arquitetura paisagística, planejamento urbano e regional e patrimônio histórico, cultural e artístico. Os participantes também vão discutir como a formação se relaciona com a atribuição profissional, como funcionam as profissões regulamentadas por lei e os campos de atuação de arquitetos e urbanistas. O objetivo é incentivar e promover debates qualificados e esclarecedores sobre as atribuições profissionais do arquiteto e urbanista, afirma o CAU/BR.

O evento será realizado no Novotel São Paulo Jaraguá Conventions, no centro de São Paulo. As inscrições podem ser feitas pelo link https://caubr.typeform.com/to/juw4Xr. Informações no site do http://www.caubr.gov.br.

A PROGRAMAÇÃO

5 de setembro

8h30min: Credenciamento

9h: Mesa de abertura – Luciano Guimarães (presidente do CAU/BR), Nivaldo Andrade (presidente do IAB e coordenador do CEAU), José Roberto Geraldine Junior (presidente do CAU/SP), João Carlos Correia (presidente da ABEA), Edison Lopes (presidente da AsBEA), Luciana Schenk (vice-presidente da ABAP), Cicero Alvarez (presidente da FNA) e Beatriz Vicentin Gonçalves (diretora da FeNEA)

9h30min: Palestra 1 – Profissões regulamentadas e o exercício profissional, com Jenner de Morais (secretário executivo do Fórum dos Conselhos Federais das Profissões Regulamentadas)

10h15min: Palestra 2 – Da formação à atribuição profissional: os campos de atuação do arquiteto e urbanista, com Fernando Costa (arquiteto e urbanista)

11h: Debate com os palestrantes. Debatedor: Antonio Pereira do Nascimento (auditor fiscal do trabalho)

12h: Intervalo

14h: Mesa 1 – Patrimônio histórico, cultural e artístico. Palestrante 1: Andrea Pane (professora da Universidade de Nápoles). Palestrante 2: Ana Paula Farah (PUC de Campinas). Debatedor: Fabiano de Melo Duarte Rocha (vice-presidente do IAB/DN),

15h: Debate Mesa 1

15h45min: Mesa 2 – Arquitetura de interiores. Painel: Concorrência com valor. Palestrante 1: Pierina Piemonte (coordenadora do Grupo de Arquitetura Corporativa da AsBEA). Palestrante 2: André Poppovic (presidente da ABEDESIGN). Debatedor: Edison Lopes (presidente da AsBEA)

16h45min: Debate Mesa 2

17h30min: Encerramento

6 de setembro

9h: Mesa 3 – Arquitetura paisagística (ABAP). Palestrante 1: Alessandro Filla (arquiteto e urbanista). Palestrante 2: André Graziano (arquiteto e urbanista). Debatedora: Ligia Paludetto (vice-presidente da ABAP)

10h: Debate Mesa 3

10h45min: Mesa 4 – Planejamento urbano e regional. Palestrante 1: Maria Ermelina Brosch Malatesta (arquiteta e urbanista). Palestrante 2: Delcimar Marques Teodózio (arquiteta e urbanista). Debatedora: Eleonora Lisboa Mascia (vice-presidente da FNA)

11h45min: Debate Mesa 4

12h30min: Intervalo

14h: Mesa 5 – Projeto de arquitetura e urbanismo. Palestrante 1: Gonçalo Canto Muniz (professor da Universidade de Coimbra). Palestrante 2: Lúcio Gomes Machado (arquiteto e urbanista). Debatedor: João Carlos Correa (presidente da ABEA)

15h: Debate mesa 5

15h45min: Intervalo

16h15min: Apresentação do relato-síntese de casa mesa. Relatoras gerais: Lana Jubé (CEP CAU/BR) e Beatriz Vicentin Gonçalves (diretora da FeNEA)

17h: Encerramento

Fonte: CAU/BR

Foto: scyther5 (iStock)

Rolar para cima