Seminário vai abordar Instrumentos Urbanos Inovadores

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, realiza no dia 16 de junho a 2ª edição do Seminário Instrumentos Urbanos Inovadores. Partindo de casos recentes, estará em debate A PPP Casa Paulista: Habitação e Requalificação Urbana no Centro. O evento tem entrada franca e ocorre das 8h30 às 13h, no prédio 9 da FAU Mackenzie (Rua Itambé, 165), no bairro Higienópolis. Não é necessário fazer inscrição e nem haverá reserva prévia de lugares.

>>> Saiba mais sobre o evento

A programação conta com palestras e mesa de debate, com a presença dos arquitetos Elisabete França, Carlos Leite, Valter Caldana e Mario Biselli, autor do projeto da Casa Paulista na Luz, além de autoridades do Município e do Estado de SP. O objetivo do seminário é abordar formas de viabilizar a requalificação das cidades.

Na avaliação do arquiteto e urbanista Carlos Leite, professor da FAU Mackenzie e um dos organizadores do seminário, cidades eficientes e equilibradas são as que permitem requalificar as suas áreas deterioradas. “Melhorar as regiões centrais é o primeiro passo para termos cidades mais humanas e as novas oportunidades podem emergir dos Instrumentos Urbanos Inovadores”, disse ele em artigo publicado no site Arcoweb. Para o urbanista, as parcerias público-privadas nas cidades – PPPs urbanas – há muito são instrumentos potencialmente potentes no exterior para viabilizar a remediação de territórios deteriorados.

 

2° Seminário Instrumentos Urbanos Inovadores

Habitação e Requalificação Urbana no Centro – A PPP Casa Paulista

PROGRAMA:

08h30: Café

09h00: Abertura:
> Angélica Benatti Alvim, Diretora FAU Mackenzie

09h20: Instrumentos Urbanos Inovadores
> Carlos Leite, Professor FAU.Mackenzie
> Valter Caldana, Professor FAU Mackenzie

09h40: A PPP Casa Paulista: Habitação e Requalificação Urbana no Centro
> João Otaviano, Secretário Executivo, Governo do Estado
> João Whitaker, Secretário Municipal de Habitação
> Mario Biselli, Professor FAU.Mackenzie e autor do projeto da Casa Paulista na Luz

10h40: Café

11h00: Debate:
> Lacir Baldusco – Presidente do GRAPROHAB – Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais
> José Antonio Apparecido, Procurador do Município
> Elisabete França, Diretora CDHU
> Valter Caldana, FAU.Mackenzie

Rolar para cima