O Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista em 15 de dezembro virou lei

A data de 15 de dezembro foi oficializada como Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista após ter sido sancionada pelo presidente Michel Temer nesta terça-feira (16/01) e, posteriormente, publicada no Diário Oficial da União. A data escolhida virou a Lei 13.627/2018 em uma homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer, por ser o dia do seu nascimento, e também pela fundação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).

Representantes de diversas entidades já haviam manifestado apoio pela aprovação da matéria em representação da categoria. O presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Cicero Alvarez, em pronunciamento no último dia 15 de dezembro, durante cerimônia de homenagem aos arquitetos no Senado Federal, em Brasília (DF), pontuou sobre a importância de explicitar o papel do arquiteto e urbanista para a sociedade.

“É um dia para nós nos lembrarmos da luta, é um dia para nós nos lembrarmos tanto do arquiteto de renome, quanto do arquiteto anônimo, de todos os que constroem este país”, afirmou. Além disso, na ocasião, ele explicou que a maioria das cidades brasileiras não têm arquitetos e urbanistas nos seus quadros e que diversas leis aprovadas na Casa não contam com a avaliação ou opinião dos profissionais, o que é “bastante complicado” para o país.

Para o novo presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães, a instituição do Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista mostra para a sociedade a importância da profissão “na construção do habitat humano, no planejamento e desenvolvimento das cidades brasileiras, tornando-as inclusivas e sustentáveis, e na organização do território nacional”. “Trata-se de um momento histórico, coincidindo três datas: o reconhecimento aos arquitetos, a data de fundação do CAU/BR e o nascimento de Oscar Niemeyer, que tornou a Arquitetura brasileira referência para todo o mundo”, pontuou.

Rolar para cima