Notícias

SAERGS defende retirada de projetos do Executivo em Porto Alegre Data: 06/10/2017

César Schütz fala na Câmara Foto: Rozane Dalsasso

O Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Rio Grande do Sul (SAERGS) participou, na tarde de quinta-feira (5/10), junto com outras entidades que fazem representação aos servidores municipais, de reunião da Comissão Especial da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. A comissão foi formada para analisar e propor sugestões aos projetos do Executivo que tratam de mudanças no Estatuto dos Funcionários Públicos do município, entre eles arquitetos e urbanistas, e que foram enviados à Câmara pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Na ocasião, os projetos foram apresentados e, logo em seguida, foi aberto espaço para manifestações, quando houve pronunciamento de representantes do SAERGS, do Sindicato dos Servidores da Câmara Municipal (Sindicâmara), do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), do Sindicato dos Engenheiros (Senge) e do Grupo Juntos Podemos Mais.

Em suas falas, os participantes defenderam a retirada dos projetos e fizeram críticas com relação a falta de diálogo por parte do prefeito no processo e sobre a tentativa de desmonte dos serviços públicos e da categoria. O assessor sindical do SAERGS e da FNA, César Schütz, salientou que os projetos atacam a carreira dos municipários ao retirar direitos conquistados. “Quem presta um concurso público busca a garantia de construção de uma carreira que, com o passar dos anos, melhore seu salário e que valorize a dedicação de uma vida inteira no serviço público”, afirmou.

Outro ponto destacado por Schütz foi a defesa do serviço público republicano. “Ao atacar a carreira dos municipários, o objetivo é o desmonte do serviço público, algo perigoso, pois o papel principal do servidor público é garantir que o serviço público seja prestado de forma republicana, ou seja, com autonomia e imparcialidade”, argumentou.

A próxima reunião da Comissão Especial ocorrerá na próxima terça-feira (10/10), no pátio do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). O horário será divulgado posteriormente.

 

*Com informações do Saergs

 

Afiliados