Roberto Simon é eleito o novo vice-presidente da UIA para as Américas

O arquiteto e urbanista brasileiro Roberto Simon, de 61 anos, é o novo vice-presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA) para as Américas  (Região 3). A eleição ocorreu no sábado (9/9) em Seul, na Coréia do Sul, ao final do 26º Congresso Mundial de Arquitetos – UIA 2017 SEOUL. Ele é o terceiro brasileiro a ocupar um cargo na alta direção da entidade  – os outros foram Jaime Lerner (presidente 2002/2005) e Miguel Pereira (vice-presidente das Américas entre 1999 e 2002). Na ocasião, foi eleito novo presidente da entidade o norte-americano Thomas Vonier.

Para Simon, que também é conselheiro representante do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o novo desafio é cercado de alegria e de preocupação. Ele citou como desafio específico para o Brasil para os próximos anos a realização do 27º Congresso Mundial de Arquitetos – UIA 2020 RIO, que será realizado no Rio de Janeiro, com o tema Todos os Mundos. Um só mundo. Arquitetura 21, em 2020, período ao qual se estende o seu novo mandato.

O arquiteto brasileiro destacou, ainda, que irá trabalhar para ampliar a participação na UIA das entidades associativas da categoria nas Américas. Em seu discurso de posse ele disse que gostaria de conectar e fortalecer os programas de intercâmbio profissional também, se possível, com outras regiões junto com colegas da Europa, África, Europa Oriental e Ásia. “Agora estamos no alcance de uma ‘Nova Era’ – o mundo das cidades conectadas, ao mesmo tempo em que nos desafia a habitação da humanidade, a necessidade de criarmos novos empregos e melhorar a qualidade do ambiente urbano. Resiliência e sustentabilidade estão se tornando mais e mais os principais critérios para a profissão do arquiteto”, afirmou.

Para o presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Cicero Alvarez, que também é delegado da UIA, a eleição de Roberto Simon representa orgulho e esperança. “Também será importante para a organização do Congresso de 2020 no Rio e para uma atuação sincronizada das entidades nacionais dos arquitetos e urbanistas”, disse.

No encontro de Seul, o romeno Serban Tiganas foi escolhido novo Secretário Geral da UIA. Já o espanhol Fabian LListerri foi reconduzido ao cargo de Tesoureiro. As demais vice-presidências ficaram com o suiço Lorenz Braker (Região 1), o grego Nikos Fintikakis (Região 2), o sul-coreano Jong Rhul Hahn (Região 4) e o queniano Mohamed Munyanya.

 

*Com informações do CAU/BR. 

 

Rolar para cima