Promovido anualmente pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e Sindicatos de Arquitetos do país, o 40º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA) foi realizado de 17 a 19 de novembro, no Memorial Luiz Carlos Prestes, localizado na avenida Edvaldo Pereira Paiva, s/nº, em Porto Alegre (RS). Esta edição teve a arquiteta e urbanista Maria Elisa Meira como escolhida para dar o nome ao encontro de 2016. O evento concentrou diversas atividades com o objetivo de debater “O Futuro da Profissão do Arquiteto e Urbanista” em um país que ainda carrega déficits do seu processo de urbanização. Entre as atividades programadas para o 40º ENSA ocorreu a homenagem a Maria Elisa Meira, eleição da nova diretoria da FNA para o biênio 2017/2019, cerimônia de premiação do Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano 2016 e planejamento da FNA e Sindicatos, entre outas ações.

O Seminário Nacional “O Futuro da Profissão do Arquiteto e Urbanista” foi realizado no Auditório da Federação Gaúcha de Futebol, localizado na avenida Ipiranga, nº 10, em Porto Alegre. Ao final, o debate sobre a profissão do arquiteto e urbanista será levado ao Congresso da União Internacional de Arquitetos (UIA), que ocorrerá no Rio de Janeiro (RJ), em 2020.

Confira a programação do Seminário Nacional >>> https://goo.gl/W9o9aS

A cerimônia de entrega do 11º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano ocorreu no dia 19 de novembro, no Memorial Luiz Carlos Prestes, a partir das 20h30min. Os vencedores foram indicados pelo público através de formulário e, posteriormente, foram escolhidos pelo Comitê Curador, constituído pelo presidente da entidade, Jeferson Mota Salazar, e por ex-presidentes que integram o Conselho Consultivo. A láurea, criada em 2006, em comemoração aos 27 anos da FNA, é conferida anualmente aos profissionais brasileiros que se destacaram por sua atuação em atividades vinculadas a arquitetura e urbanismo.

Veja quem foram os vencedores do Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano 2016 >>> https://goo.gl/VjSjph

A Eleição foi realizada no dia 19 de novembro. A posse da nova diretoria eleita da FNA para o Biênio 2017/2019 ocorreu no mesmo dia.

Veja a programação completa do 40º ENSA >>> https://goo.gl/nKuLfV

Também como atividades preparatórias foram realizadas as oficinas nos dias 16, 17 e 30 de setembro no Memorial Luiz Carlos Prestes. Ao todo, foram promovidas cinco oficinas com três debatedores convidados para cada uma. O objetivo foi ouvir profissionais em diferentes áreas de atuação com intuito de entender suas principais atividades e dificuldades enfrentadas no exercício da profissão.

O Local escolhido para sediar o 40º ENSA, Memorial Luiz Carlos Prestes. O prédio foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, em coautoria com o seu neto Paulo Sérgio Niemeyer. No local, também haverá exposição das obras dos profissionais agraciados. As atividades estão sendo promovidas pela FNA e o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Rio Grande do Sul (SAERGS), com patrocínio do Conselho e Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) e apoio do Memorial Prestes e Instituto Niemeyer.