O 39º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA), evento realizado anualmente pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e Sindicatos de Arquitetos do país, ocorreu nos dias 26, 27 e 28 de novembro, em Campo Grande (MS). O local foi escolhido em comemoração aos 30 anos do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Mato Grosso do Sul (Sindarq-MS). O seminário nacional, que tradicionalmente antecede o ENSA, foi realizado nos dias 24 e 25 de novembro e abordará o tema Assistência Técnica Pública e Gratuita – Evolução, Experiências e Perspectivas Futuras.

>>> Confira a programação completa do 39º ENSA

10º Seminário de Assistência Técnica na Habitação de Interesse Social foi promovido no auditório (salas 1 e 2) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). O evento contou com a presença de Ermínia Maricato, ex-ministra Adjunta das Cidades (2003/2005). Na ocasião, a arquiteta e urbanista lançou seu livro Para entender a crise urbana.

Para o ENSA, que ocorreu no auditório do Bahamas Apart Hotel (rua Jose Antônio, 1117), no Centro de Campo Grande (MS), foram convocados os sindicatos filiados à FNA, as delegacias sindicais e a diretoria da federação. Para o primeiro dia (26/11) pela manhã, além da abertura, ocorreu a apresentação dos trabalhos premiados pelo Concurso Nacional de Ideias (CNI) e a cerimônia de entrega do 10º Prêmio Arquitetos e Urbanista do Ano – 2015 e do Prêmio Sindarq-MS. No dia 26 de novembro, à tarde, teve início a Plenária Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas, que se estende até sábado (28/11).

 

>>> Conheça os vencedores do 10º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano 2015

 

No domingo (29/11), foi realizado passeio por adesão a Bonito (MS) .