13º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano

FNA divulga vencedores do 13º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano e do Prêmio FNA 2018

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) anunciou, nesta quinta-feira (13/09), a relação dos vencedores do 13º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano e do Prêmio FNA 2018. Neste ano, os profissionais premiados são a arquiteta e urbanista Carina Guedes, que desde 2013 encabeça o projeto ‘Arquitetura na Periferia’ em Belo Horizonte (MG), na categoria Setor Privado; os sócios Franthesco Spautz, Paola Maia, Taiane Beduschi e Karla Moroso, da AH! Arquitetura Humana, escritório de Porto Alegre (RS) que atua na promoção de políticas voltadas à Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social, na categoria Setor Público. A entrega dos prêmios aos vencedores ocorrerá no dia 23 de novembro, durante a programação do 42º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (Ensa), em Brasília (DF).

Segundo o presidente da FNA, Cicero Alvarez, a escolha dos laureados se baseou na relevância das iniciativas, considerando aspectos como os impactos nas áreas social, política, tecnológica e científica. “A premiação é um reconhecimento a ações, projetos e obras com importante alcance social e humano”, afirma Cicero. Eduardo Bimbi, ex-presidente da FNA e membro do Conselho Consultivo, reforça que a premiação tem o propósito de destacar a trajetória de profissionais que ainda não são reconhecidos, apesar dos trabalhos de grande importância em nível social. “São modelos não tão festejados, mas cujas boas práticas e ideias adotadas durante todo percurso trazem resultados para a sociedade”, pontua.

O Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano homenageia profissionais que se destacaram por atuação em atividades ligadas à arquitetura e urbanismo, impulsionando o aperfeiçoamento e a valorização da função social da profissão.

Prêmio Setor Privado: Carina Guedes e a Arquitetura na Periferia.

Desde 2013, arquiteta Carina Guedes encabeça o projeto ‘Arquitetura na Periferia’. A profissional está à frente do trabalho que presta ampla assessoria a mulheres de comunidades carentes da região metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo é incentivar as mulheres para que elas próprias promovam melhorias em suas casas e até mesmo a construção de suas unidades habitacionais, por meio de empoderamento e protagonismo feminino no canteiro de obra.

Letícia Miguel, diretora de Política Públicas do Sindicato dos Arquitetos do Distrito Federal (SADF), conheceu o projeto em julho deste ano, fato que a motivou a indicar o trabalho vencedor. “Acompanhei pessoalmente algumas oficinas e pude constatar o mérito dessa iniciativa junto às comunidades de Belo Horizonte, capitaneado com recursos próprios retirados da sua própria bolsa de estudos. Ela mesma vai à comunidade, identifica mulheres com predominância de mobilização social e explica o objetivo do seu projeto”, pontua Letícia. No trabalho de Carina Guedes, a voz feminina ganha vez, pois são as mulheres – muitas delas chefes de família – que decidem o tipo de obra que será feita, montam o orçamento e o plano de execução.

Prêmio Setor Público: AH! Arquitetura Humana e a Cartilha de ATHISl

A premiação de 2018 vai para os quatro sócios do escritório de Porto Alegre AH! Arquitetura Humana, Franthesco Spautz, Lola Maia, Taiane Beduschi e Karla Moroso, que visa a promoção de políticas voltadas à ATHIS – Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social. Os sócios, com especialização em arquitetura da cidade, desenvolveram, dentre outros projetos vinculados à ATHIS, a Cartilha da ATHIS para o CAU/SC, que propõe uma estratégia de implementação a partir de práticas já utilizadas tanto pelo setor público como pelo privado e reunindo todos os serviços técnicos da arquitetura e áreas afins para garantir o direito à moradia digna das famílias de baixa renda. O trabalho vencedor do AH! marca um esforço para avançar nesse propósito ao explorar as diversas arenas de atuação do arquiteto e urbanista. “Fiquei impressionado com o trabalho da equipe em uma área tão sensível e sem referências anteriores. Após um primeiro contato, comecei a conhecer melhor outros projetos também realizados com imensa responsabilidade e qualidade”, justifica Ângelo Arruda, arquiteto e urbanista e integrante do Conselho Consultivo da FNA.

Rolar para cima