Peabiru vai lançar documentário sobre assistência técnica

A Peabiru Trabalhos Comunitários e Ambientais, ONG de assessoria técnica, prepara-se para a apresentação de um documentário que trata assistência técnica e habitação de interesse social junto a comunidades paulistas. O Projeto Moradia em Cena atingiu a meta de arrecadação de R$ 30 mil para veiculação do filme graças ao apoio de 179 colaboradores na plataforma de financiamento coletivo Benfeitoria. A partir de agora, será construída a agenda de apresentação do projeto, que foi desenvolvido com as comunidades de Paquetá, em Santos, Banhado, em São José dos Campos, e Eldorado, em Diadema.

A ideia, conforme o membro da Peabiru, Rafael Borges Pereira, é exibir o filme nos locais em que ele foi gravado, fazer debates com as lideranças envolvidas, promover atividades culturais durante a exibição e propiciar um intercâmbio entre as comunidades para que cada uma conheça a realidade da outra. “Será um grande trabalho que esperamos que se reverta em processos ricos de troca de experiências de luta, de formação, de mobilização e de diversão também”, afirmou.

Foto: João Ricardo Leoci

O curta-metragem intitulado “É o que eu penso E é o que eu vejo” tem 26 minutos, em imagens captadas dentro das comunidades, cada uma com o seu problema em específico sobre habitação. No vídeo, lideranças, técnicos envolvidos e apoiadores dão o seu relato sobre o que é vivenciado em cada local. As imagens revelam histórias de vida e de moradia, violações de direitos, ameaças de remoção e precariedades e trilham caminhos de resistência. “Paquetá é um cortiço em uma área litorânea, a comunidade de Banhado é uma favela com características rurais e Eldorado é um bairro muito denso com áreas bastante precárias”, explicou.

Foto: João Ricardo Leoci

De acordo com Pereira, a Peabiru tem priorizado o assunto da assistência técnica, desenvolvendo diversas ações sobre o tema, as quais foram inciadas com as oficinas ATHIS no interior de São Paulo. “Nessas oficinas fizemos visitas e vivenciamos o tema em comunidades reais. Depois das oficinas, conseguimos fazer o documentário, através de um edital do CAU. O recurso que a gente tinha era para produzir o documentário, mas agora temos um compromisso moral de voltar lá e mostrar para as comunidades o que foi feito”, explicou.

Foto: João Ricardo Leoci

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) apoiou o projeto, assim como o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), o Movimento Banhado Resiste e a Associação dos Cortiços do Centro (ACC), além dos colaboradores que contribuíram através da plataforma de financiamento coletivo. O filme também contou com a parceria com a Limão Produções Culturais e a Fantasma Filmes.

Foto: João Ricardo Leoci

 

Assistência Técnica

A Lei de Assistência Técnica 11.888/08, aprovada em 24 de dezembro de 2008, assegura o direito das famílias de baixa renda à Assistência Técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social, como parte integrante do Direito Social à Moradia previsto no art. 6º da Constituição Federal.

O filme pode ser visualizado pela plataforma Vimeo: https://vimeo.com/227310814.

 

 

 

Rolar para cima