Oficina de ATHIS inicia nesta sexta-feira (17) em Florianópolis

A primeira oficina de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS), criada pelo GT- Habitação do IAB/SC com apoio do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de Santa Catarina (SASC), começa nesta sexta-feira (17/03) e vai até domingo (19/03), em Florianópolis (SC). O projeto visa formar profissionais para atuarem na assistência a comunidades de baixa renda. Ao todo, foram disponibilizadas 46 vagas gratuitamente, sendo 44 selecionadas através de uma curadoria dos interessados cadastrados em uma pré-inscrição e duas vagas sorteadas pelo SASC.

Segundo a arquiteta e urbanista Sueme Freitas, membro da diretoria do SASC, a oficina é resultado de muito esforço e colaboração coletiva de grupos de trabalhos, entidades, instituições e pessoas que acreditaram na importância do projeto. “O apoio do SASC demonstra que a entidade também está interessada em questões ligadas ao tema da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social, contribuindo assim, para o fomento deste debate em Florianópolis e levantando este tema dentro da atuação profissional em Santa Catarina”.

Para um dos participantes do GT-Habitação que está organizando a oficina de ATHIS, o arquiteto e urbanista Antônio Couto Nunes, as expectativas em relação ao projeto são as mais positivas. “Tive a oportunidade de acompanhar um pouco do projeto realizado no estado de São Paulo, pelo mesmo grupo que está vindo para Santa Catarina, a ONG Peabiru. Na maioria das cidades onde foram realizadas as oficinas, grupos de trabalho se mantiveram ativos após a realização da mesma. Acredito que seja uma oportunidade única de unir diferentes pessoas e organizações que estão trabalhando em paralelo, para o mesmo objetivo”, esclarece Antônio.

A proposta do grupo de trabalho GT-Habitação do IAB/SC foi de compor uma equipe multidisciplinar para fazer parte do projeto, contando com a participação de 46 pessoas de diversas áreas, incluindo agentes comunitários, arquitetos e urbanistas, assistentes sociais, advogados, engenheiros civis. A oficina será conduzida pela ONG Peabiru e os seus representantes farão ainda, visitas à comunidade parceira e posteriormente ao desenvolvimento de estudos sobre os problemas encontrados, com a definição de diretrizes de atuação e propostas, bem como definição de uma agenda para Assistência Técnica.

O resultado desse trabalho foi possível pela iniciativa de Financiamento Coletivo promovido pelo GT-Habitação, de 119 benfeitores (pessoas físicas) que colaboraram com o financiamento coletivo, através de doações em dinheiro e através do patrocínio do SASC, Anjo Tintas e Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC).

Rolar para cima