MNLM promove plenária nacional em outubro

O Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) realiza, de 4 a 6 de outubro, em Brasília (DF), uma plenária nacional para discutir a Reforma Urbana e a situação atual de perdas de direitos que o país enfrenta na busca por moradia digna. A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Rurais (Contag), a Caixa e o Cese apoiam o evento. Uma das atividades, que será aberta ao público interessado no tema, é o Seminário Reforma Urbana e Justiça Social, que acontece na sede da Contag (na SMPW Quadra 01, Conjunto 02, Lote 02, Núcleo Bandeirantes), no dia 4 de outubro, a partir das 16h.

Conforme o coordenador nacional do MNLM, Miguel Lobato, além de capacitar seus dirigentes, o seminário irá propor medidas para tornar o país melhor, onde toda a população possa ter seus direitos sociais garantidos e não apenas uma minoria. O evento, para ele, leva em consideração a conjuntura atual de abandono do Poder Público frente à Reforma Urbana e aos projetos habitacionais, bem como a criminalização dos movimentos populares. Ele cita, ainda, perdas em relação ao Programa Minha Casa Minha Vida, mais especificamente da Faixa 1, ou seja, dos projetos para atendimento das faixas de menor renda que sobrevivem da forte rede de proteção social construída ao longo de décadas de luta popular. Desde maio de 2016, foi paralisada a contratação da Faixa 1 do programa. “Queremos debater a conjuntura atual, por que tivemos muitas perdas. O Minha Casa Minha Vida é uma delas, mesmo que tenha beneficiado milhões de pessoas”, lembra.

Para o coordenador do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Distrito Federal (Sinarq-DF), Danilo Matoso Macedo, que acompanhará as atividades, a união para a mobilização é de extrema importância, principalmente no período de perdas de direitos que o Brasil vive. “Somente a mobilização da classe trabalhadora, organizada em eventos e movimentos como esse, será capaz de fazer frente ao avanço do golpe de estado em curso em nosso país”, afirma.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas na página do MNLM.

Rolar para cima