Lançado Coletivo de Organização e Política Sindical

Foi lançado nesta quinta-feira (24/8), em Brasília (DF), o Coletivo de Organização e Política Sindical (COPS), frente que será composta por representantes de sindicatos, confederações e federações para o combate de retrocessos instaurados no país. O objetivo do grupo é construir um conjunto de ações práticas para reverter esses retrocessos, em especial, os que abrangem a reforma trabalhista. A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Distrito Federal (Sinarq-DF) integram o coletivo.

Conforme a vice-presidente da FNA, Eleonora Mascia, essa é uma construção importante para o enfrentamento de pautas que estão atingindo diretamente o trabalhador. “Precisamos resistir ao golpe em curso, com organização e mobilização dos trabalhadores, por isso foi lançado um coletivo com participação dos sindicatos”, explicou.

Para o coordenador da Diretoria Colegiada do Sinarq-DF, Danilo Matoso Macedo, a iniciativa contribuirá para uma reestruturação das organizações como um coletivo de luta. “É só na luta conjunta contra o golpe que vamos conseguir superar isso tudo. E o Sinarq-DF auxiliará nessa luta”, comentou.

Ari Aloraldo fala no lançamento Foto: Eleonora Mascia

“Precisamos, em um primeiro momento, estruturar nossas entidades sindicais para o enfrentamento que está pautado e, logo depois, reconquistar os direitos trabalhistas que foram usurpados da classe trabalhadora. A nossa intenção é manter os sindicatos próximos à CUT, construindo as soluções que serão implementadas a curto, médio e longo prazo”, explicou o secretário de Organização e Política Sindical da CUT, Douglas de Almeida.

Durante o evento, também foi realizado um debate conjuntural para que fosse compreendida a necessidade do lançamento do coletivo. A primeira reunião do grupo está marcada para o início de setembro, quando serão construídas as ações de enfrentamento.

Danilo Macedo, do Sinarq-DF, fala no lançamento. Foto: Eleonora Mascia

 

Fonte: Imprensa FNA com informações de CUT Brasília

Rolar para cima