Jeferson Salazar é o novo presidente do CAU/RJ

O arquiteto e urbanista Jeferson Roselo Mota Salazar é o novo presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) para a gestão 2018-2020. Eleito pela maioria de votos dos conselheiros, com 13 votos, Jeferson ocupa o cargo ao lado dos vice-presidentes eleitos que aceitaram a função, conselheiros Lucas Franco, Isabel Tostes, Nadir Moreira e Edivaldo Souza.

A eleição foi realizada na Reunião Plenária Ordinária desta terça-feira (9/1). Já os membros das Comissões de Ensino e Formação (CEF), Ética e Disciplina (CED), Exercício Profissional (CEP), Planejamento e Finanças (CPFI) e Política Urbana (CPU) serão eleitos em Reunião Plenária Extraordinária, marcada para a próxima quarta-feira (17/01).

Salazar vê a nova gestão como um grande desafio, no qual serão retomadas pautas importantes para a categoria como um todo. Uma delas é fazer uma análise “muito real e atenta” sobre a participação dos arquitetos e urbanistas nas eleições do CAU. “Teve uma redução percentual significativa nos números do processo eleitoral. Precisamos analisar o que os arquitetos quiseram nos dizer com isso”, explicou.

Outro ponto destacado pelo arquiteto é a representatividade da mulher na arquitetura e urbanismo. “A participação da mulher na profissão está em torno de 65% no Brasil, daí para mais, e isso tem que ser analisado, porque muitas mulheres ainda ganham menos que os homens, apesar de desenvolverem o mesmo trabalho com a mesma competência”, afirmou.

Além disso, Salazar apontou a importância de garantir assistência técnica pública e gratuita para fazer com que a arquitetura alcance a todos, a atuação do Conselho para o combate do exercício ilegal da profissão, a conscientização sobre a importância do trabalho do arquiteto e urbanista e o esforço para garantir o Direito à Cidade, além da necessidade de aproximar o CAU dos profissionais, entre outras pautas. “Será um desafio que exige um esforço muito grande, não só individual, mas de todos os conselheiros”, disse.

Jeferson Roselo Mota Salazar

Arquiteto e urbanista, Jeferson foi presidente e faz parte do Conselho Consultivo da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA). Também foi presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Rio de Janeiro (Sarj), coordenador do Colégio Brasileiro de Arquitetos e do Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas do CAU/BR (CEAU), além de ter ocupado o cargo de conselheiro e diretor do Crea-RJ.

Graduado pela Faculdade de Arquitetura de Barra do Piraí, o maranhense, de 59 anos, é mestre em Ciências em Arquitetura pelo PROARQ da FAU/UFRJ e engenheiro de segurança do trabalho pela EE/UFRJ. Além disso, é arquiteto e urbanista do quadro permanente da UFRJ, onde coordenou o setor de produção do Grupo Executivo de Manutenção e Desenvolvimento e o Serviço de Manutenção Técnica 2, foi pesquisador e coordenador do Laboratório de Ensaios de Materiais de Construção da FAU/UFRJ e foi também membro titular do Conselho Universitário.

Salazar também atua como assessor da Universidade da Cidadania, órgão do FCC/UFRJ, e como conselheiro titular do Conselho Nacional das Cidades. Foi ainda consultor técnico e professor da cadeira de Patologia das Construções, do curso de especialização em Arquitetura Ambiental da Universidade Gama Filho.

Rolar para cima