IAB-RS celebra seus 69 anos

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS) celebrou no sábado (18/3) os seus 69 anos de atuação no Rio Grande do Sul. Em clima descontraído, a comemoração foi realizada no Solar do IAB, único ponto cultural da capital gaúcha e um dos raros no Brasil que tem a arquitetura e urbanismo como tema central. A música ficou a cargo da banda “Inserções em Circuítos Ideológicos”, que apresentou um repertório de Jazz Fusion e já é sucesso nas festas da casa.

A secretária geral da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Fernanda Lanzarin, destacou a relevância do Instituto em prol do fortalecimento e desenvolvimento dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo. Além disso, a arquiteta observou que o encontro entre as entidades é importante na “incansável busca por maior união da categoria e, por consequência, reconhecimento profissional”. Na ocasião, esteve presente também o diretor regional Sul da FNA,  Oritz Campos, que reforçou a relevância de se ter FNA e IAB trabalhando em sintonia, sempre em prol dos profissionais arquitetos e urbanistas brasileiros.

Fundado em 19 de março de 1948, o IAB-RS é um dos departamentos mais antigos do IAB. Teve em seus quadros alguns dos principais nomes da arquitetura e do urbanismo no Estado, sendo que durante muito tempo foi a única entidade exclusiva de arquitetos no RS. O presidente do IAB-RS, Rafael Passos, lembrou que durante a Ditadura Militar o Instituto teve atuação firme em defesa da democratização do país, junto a instituições como OAB e CNBB, entre outras. “O Departamento foi um dos líderes de um longo processo que levou à criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), defendendo a autonomia da profissão e a importância de um conselho próprio para atingir tal patamar”, afirmou.

Foto: Vinicius Vieira

Passos também destacou o pioneirismo do Instituto na luta pela Reforma Urbana, e na defesa da Cidade, à Habitação e à arquitetura como direito dos cidadãos, quando esteve junto às entidades e movimentos da sociedade que garantiram os direitos na Constituição de 88 e, posteriormente, no Estatuto da Cidade. “O IAB-RS hoje tem buscado a retomada de seu protagonismo junto à sociedade e às autoridades públicas na defesa da cidade democrática e sustentável. Buscando ampliar sua abrangência territorial, o IAB-RS chega aos seus 69 anos com 10 núcleos ativos no interior do Estado”, salientou. “Temos buscado levar os grandes temas da arquitetura e urbanismo à discussão da comunidade, pois o reconhecimento social é condição fundamental para a valorização da profissão”.

Rolar para cima