Fundação Bento Rubião lança projeto de habitação para auxiliar famílias

A Fundação Bento Rubião, do Rio de Janeiro, lançou o Projeto 1041×1041, com a proposta de ajudar 1041 famílias a conseguir moradias de qualidade em várias regiões do país. Em frente à crise, a Fundação reduziu o quadro de atividades e o número de apoiadores. Por essa razão, a campanha busca 1041 pessoas que apadrinhem ou amadrinhem 1041 famílias e contribuam mensalmente com quantias de R$ 30,00 ou mais.

Para Jeferson Salazar, presidente da FNA, as propostas da Fundação são muito importantes para garantir moradia digna às famílias que não têm condições. “Diante desse momento de dificuldade, com corte de investimentos públicos em vários segmentos como a habitação, esse projeto e todas as ações afirmativas do direito à habitação se tornam essenciais”, afirma. Jeferson ainda destaca a função social da arquitetura e da propriedade, que se estabelecem nessa iniciativa.

Cicero Alvarez, presidente eleito da FNA, ressalta a importância histórica da Fundação e de Bento Rubião. “Ele foi um advogado que lutou na defesa de perseguidos políticos pela ditadura militar e na busca de justiça para os moradores de favelas, sempre lutando pela liberdade, justiça e promoção da pessoa humana. Nunca se deixou intimidar na defesa de vítimas da opressão e da exclusão social.” Para ele, a contribuição da FNA para esse projeto é fundamental. “A Federação apoia com muita honra essa luta que busca garantir o direito à dignidade e à cidadania para essas 1041 famílias.”.

A opinião é compartilhada por Eleonora Mascia, vice-presidente eleita da FNA. Ela acredita que o resultado vai além da moradia digna, mas que também garante a inclusão cidadã e o fortalecimento comunitário. “O projeto busca mobilizar e envolver as pessoas no trabalho de mais de 3 décadas da fundação, que sempre esteve voltada para a assistência técnica em projetos como o acesso à terra urbanizada e a produção social da moradia, em várias regiões do Brasil”, diz.

A organização não governamental (ONG) sem fins lucrativos, que completou 30 anos de existência em 2016, visa à redução das desigualdades sociais e atende grupos populacionais que têm seus direitos humanos violados por sua condição étnico-racial, socioeconômica ou de gênero. Tem como objetivo maior empoderá-los, tendo em vista sua missão institucional, a qual, além da defesa dos direitos humanos, inclui o apoio à luta e organização popular em busca do autodesenvolvimento.

O projeto tem como meta a quantia de R$ 211.739,00 e receberá doações até o dia 08 de novembro de 2017 pelo site de financiamento coletivo Catarse.

Para mais informações, consulte o site da campanha e o site da Fundação Bento Rubião.

Rolar para cima