Fórum sobre Patrimônio Arquitetônico estreita relações entre Brasil e Portugal

Com o objetivo de promover a partilha de experiências e a consolidação de ações conjuntas em torno do patrimônio edificado, será realizado em Felgueiras, Portugal, o IV Fórum Internacional do Patrimônio Arquitetônico Portugal/Brasil, entre os dias 25 e 26 de maio. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estará no evento, representado pelo diretor de Patrimônio Material e Fiscalização (Depam), Andrey Rosenthal Schlee. A participação do Iphan destacará os 80 de atuação da instituição no sentido de identificar e proteger bens materiais que constituem o Patrimônio Cultural Brasileiro, além de apresentar a política de tombamento.

O Fórum é uma oportunidade de debate bilateral dirigido aos técnicos, comunidade científica, empresas, agentes culturais, Câmaras Municipais, instituições ligadas à preservação e manutenção do patrimônio e a todos os interessados pelo tema. O evento terá momentos de debate para permitir uma participação mais ampla. O primeiro dia será pautado pela intervenção das entidades responsáveis e promotoras das ações de dinamização, financiamento e regularização das intervenções no patrimônio. O segundo dia, pela apresentação de casos, como exercícios de boas práticas e reflexões de natureza técnica. Os principais temas abordados serão Gestão do Patrimônio; Proteção (Classificação); Novas Tecnologias para a Comunicação do Patrimônio; o Re-Uso do Patrimônio.

Esta quarta edição é organizada pela Universidade de Aveiro (DECivil), a Rota do Românico e o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/Campinas). Os participantes também discutirão as políticas e estratégias de salvaguarda, as metodologias integradas de intervenção, a reabilitação e a dinamização como processo de criação de valor. Como resultado, espera-se um incremento na realização de parcerias e, ainda, o debate em torno das políticas culturais relativas à gestão do Patrimônio com especial enfoque na ligação entre Portugal e o Brasil e o seu legado comum. A primeira edição do Fórum ocorreu em 2014, em Campinas, e foi organizada pelo IAB.

Rolar para cima