FNA reúne arquitetos e urbanistas em Porto Alegre (RS)

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) vai reunir na próxima semana, a partir do dia 16 de novembro, em Porto Alegre (RS), renomados arquitetos e urbanistas de todo o país para discutir os anseios da categoria, o ensino da profissão nas universidades e as perspectivas para o futuro. A reunião será promovida para apreciação das atividades do Seminário Nacional “O futuro da profissão do arquiteto e urbanista”, que será realizado nos dias 16 e 17 de novembro, na Federação Gaúcha de Futebol, e do 40º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA), que acontece de 17 a 19 de novembro, no Memorial Luiz Carlos Prestes. Os eventos estão sendo promovidos pela FNA e o Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS), com patrocínio Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) e apoio do Memorial Luiz Carlos Prestes e Instituto Niemeyer.

 

O Seminário Nacional “O Futuro da Profissão do Arquiteto e Urbanista” será realizado no auditório da Federação Gaúcha de Futebol, localizado na avenida Ipiranga, nº 10, a partir das 9h30min. A entrada é gratuita e as atividades serão abertas ao público. “O Seminário Nacional procura traçar um diagnóstico do presente e do futuro da profissão dos arquitetos e urbanistas no país. Para isso serão abordados temas relacionados a formação, a regulamentação e atuação perante a sociedade. Tal diagnóstico servirá para nortear algumas ações da FNA e dos sindicatos na defesa da categoria profissional, papel que a legislação garante para as entidades sindicais”, explica o vice-presidente da FNA, Cicero Alvarez. “Será um momento muito rico, de troca de diferentes visões da profissão e das inúmeras áreas nas quais os arquitetos e urbanistas atuam. Esperamos uma participação em massa da categoria”. Ao final, o debate será levado ao Congresso da União Internacional de Arquitetos (UIA), que ocorrerá no Rio de Janeiro (RJ), em 2020.

 

Já o 40º ENSA, promovido anualmente pela FNA e sindicatos de arquitetos do país, terá como palco o Memorial Luiz Carlos Prestes – obra projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer em coautoria com o neto Paulo Sérgio Niemeyer -, na avenida Edvaldo Pereira Paiva, s/nº. A homenageada desta edição é a arquiteta e urbanista Maria Elisa Meira. “O evento faz uma homenagem a uma das grandes pensadoras da formação profissional no Século XX, a arquiteta e urbanista Maria Elisa Meira. Definirá as diretrizes e objetivos de atuação da FNA e escolherá a nova diretoria que conduzirá a Federação de 2017 a 2019”, afirma Alvarez. O arquiteto lembra, ainda, que organizar e fortalecer a atuação dos sindicatos de arquitetos e urbanistas e da FNA é fundamental, principalmente no contexto atual do país de perda de direitos trabalhistas e ampliação da terceirização.

 

Confira a programação completa:

 

Seminário Nacional >>> http://www.fna.org.br/?p=10607

40º ENSA >>> https://goo.gl/nKuLfV

Rolar para cima