FNA prepara apoio para projeto Brasil Cidades

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) articula apoio ao fórum que será promovido pelo Projeto Brasil Cidades em maio de 2018, em São Paulo. A iniciativa, que discute cidades mais inclusivas e com menos desigualdades sociais, é organizada pela arquiteta e urbanista Erminia Maricato e foi abordada pelo apoiador e arquiteto Nabil Bonduki, durante palestra no sábado (2/12) à noite durante o 41º ENSA. A proposta da FNA é mobilizar através dos sindicatos, construindo com outros atores uma agenda prévia para levar posicionamento ao evento. O professor da USP pediu apoio da federação e falou sobre a importância de se dialogar sobre as relações sociais. “Devemos mostrar à sociedade que é preciso reagir”, salientou.

Ainda falou sobre a necessidade de redescobrir o Ministério das Cidades e dar a ele o fim a que se propôs quando foi criado. “É um ciclo que não se fechou, mais foi interrompido. Temos que nos conectar com um novo momento”. Segundo ele, não adianta apenas ganhar um eleição. É preciso, “tocar em questões que não foram tocadas”, diz o também ex-vereador de São Paulo .

Uma luta que, segundo Nabil Bonduki, não é só dos arquitetos e dos profissionais que operam diretamente com a cidade. “Precisamos de articulação com outros segmentos da sociedade. As políticas urbanas são decisivas”, concluiu, lembrando que, apesar das inúmeras demandas por melhorias nas cidades, há parte dos 150 mil profissionais de arquitetura e urbanismo no Brasil que não conseguem trabalhar na área.

A mesa, coordenada pela secretária de Organização e Formação Sindical, Fernanda Simon, ainda contou com apresentação do presidente da Associação Nacional dos Engenheiros e Arquitetos da Caixa Econômica Federal, Fernando Turino. Ele reforçou o papel dos arquitetos na instituição, lembrando que, em muitos casos, as atribuições de arquitetos e engenheiros chegam a se confundir e se sobrepor. “As categorias têm que se unir”, reforçou.

 

Projeto Brasil Cidades

O Projeto Brasil Cidades tem cinco núcleos (Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo). O grupo tem manifesto publicado na internet (https://www.brcidades.org/) onde expõe uma proposta de construção social para as cidades brasileiras.

Rolar para cima