FNA está sob nova gestão

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) começa o ano sob nova gestão. Ao todo, 22 arquitetos e urbanistas, com representação de diferentes estados e proporcionalidade de gênero, assumiram a diretoria executiva, a diretoria regional e o conselho fiscal no domingo (01/01). Eles permanecem à frente da federação durante o triênio 2017/2019.

 

O presidente da FNA, Cicero Alvarez, observa que essa nova gestão busca a aproximação com a categoria, fator que motivou a escolha de representantes da federação em diferentes estados do país. “A ideia é ampliar a cobertura para que possamos apoiar os sindicatos filiados de forma mais efetiva e contribuir para que a categoria entenda os seus direitos e seja valorizada”, afirma.

 

A vice-presidente da FNA, Eleonora Lisboa Mascia, destaca que a nova gestão faz um chamado a todos os arquitetos e urbanistas do país para que se unam na luta pela democracia, pelas políticas públicas de inclusão social e pelo não retrocesso nas conquistas da classe trabalhadora. “O ano de 2017 já começa com grandes desafios, como a reforma trabalhista imposta pelo governo e que precariza ainda mais as relações de trabalho. A desaceleração da economia e o consequente alto índice de desemprego são questões que devem continuar pautando a atuação das entidades sindicais, assim como a luta pelos direitos sociais e o resgate das instâncias democráticas”, afirma.

 

Para o secretário de Educação, Cultura e Comunicação Sindical, Ormy Hutner Júnior, a nova gestão terá como compromisso a ampliação de sua forma de atuação. “De se aproximar mais do Arquiteto e Urbanista e de sua realidade profissional, com foco na defesa dos seus direitos e em auxílio a sua atuação no mercado de trabalho”.

 

Segundo a secretária de Políticas Públicas e Relações Institucionais, Laisa Eleonora Marostica Stroher, a categoria pode esperar da nova gestão a atuação de um grupo comprometido em ecoar um ideal de arquitetura e urbanismo pautado pela justiça social urbana. “Tendo em vista ampliar e fortalecer o coro por cidades democráticas e inclusivas, contra os retrocessos em curso no governo federal que têm colocado em risco vitórias  recentes em termos de políticas urbanas, que contaram com o apoio de arquitetos e movimentos sociais, além de obstruir o avanço de pautas essenciais para a promoção do Direito à Cidade”.

 

Os arquitetos e urbanistas foram eleitos com a chapa Tempos de Luta, que apresentou projetos como a preservação do estado democrático de direito, a contribuição junto à Confetu, a intensificação das relações com o CAU, a organização e o fortalecimento dos sindicatos e delegacias e a defesa de uma maior participação dos profissionais no setor público, entre outros. O resultado da eleição foi anunciado durante o 40º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA), que foi realizado em novembro, em Porto Alegre (RS).

 

Confira a nova estrutura à frente da FNA:

Diretoria executiva
Presidente: Cicero Alvarez
1º Vice-Presidente: Eleonora Lisboa Mascia
2º Vice-Presidente: Edinardo Rodrigues Lucas
Secretaria de Finanças: Juliana Betemps Vaz da Silva
Secretaria Geral: Fernanda Lanzarin
Secretaria de Organização e Formação Sindical: Fernanda Simon Cardoso
Secretaria de Políticas Públicas e Relações Institucionais: Laisa Eleonora Marostica Stroher
Secretaria de Relações de Trabalho: José Carlos Neves Loureiro
Secretaria de Educação, Cultura e Comunicação Sindical: Ormy Leocádio Hutner Júnior
Secretaria de Mobilização e Inserção Profissional: Vinícius Bezerra de Moraes Galindo

Diretores Regionais
Diretor Regional Norte: Raimundo Nonato da Silva Souza
Diretor Regional Nordeste: Gilcinea Barbosa da Conceição
Diretor Regional Centro Oeste: Kelly Cristina Hokama
Diretor Regional Sul: Oritz Adriano Adams de Campos
Diretor Regional Sudeste: Alis Jein Josefides Scacino
Diretor Regional Sudeste: Guilherme Carpintero de Carvalho

Conselho Fiscal
Conselheiro Fiscal Efetivo: Rosane Maria Schiwinski Verussa
Conselheiro Fiscal Efetivo: Alexander dos Santos Reis
Conselheiro Fiscal Efetivo: Amélia Costa
Conselheiro Fiscal Suplente: Luiz Antonio da Costa
Conselheiro Fiscal Suplente: Dulce Maria Magalhães Pereira
Conselheiro Fiscal Suplente: Júlio César Pereira da Silva Kajewski

Rolar para cima