FNA e SAERGS convidam para atividades em Porto Alegre (RS)

O vice-presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Cicero Alvarez, e a presidente do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS), Andréa dos Santos, participaram de um bate-papo na Rádio Arquitetura, em Novo Hamburgo (RS), nesta segunda-feira (14). Os arquitetos fizeram um convite aos ouvintes para participarem das atividades que serão realizadas ao longo desta semana em Porto Alegre (RS), cidade escolhida para sediar o Seminário Nacional “O futuro da profissão do arquiteto e urbanista”, nos dias 16 e 17 de novembro, e o 40º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA), de 17 a 19 de novembro. Além disso, a Federação vai desenvolver o projeto “Redesenhando a cidade” no estande do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), à frente do Monumento ao Marechal Osório, na 62ª Feira do Livro de Porto Alegre, nesta terça-feira (15).

 

 

O Seminário Nacional “O Futuro da Profissão do Arquiteto e Urbanista” acontece no auditório da Federação Gaúcha de Futebol, na avenida Ipiranga, nº 10, a partir das 09h30min. O objetivo é promover uma reflexão sobre a construção das cidades, o direito ao acesso da população à arquitetura e a condução do ensino da profissão. “A nossa profissão é muito mais rica do que é mostrado. Queremos debater ela desde a faculdade e começamos a fazer isso nas oficinas preparatórias que realizamos em setembro”, lembrou Andréa dos Santos.

 

 

O 40º ENSA será no Memorial Luiz Carlos Prestes, na avenida Edvaldo Pereira Paiva, s/nº. O evento objetiva discutir questões ligadas à categoria. Entre as atividades programadas está a cerimônia de entrega do 11º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano no dia 19 de novembro, quando sete profissionais serão reconhecidos em seis categorias.

 

Já o projeto “Redesenhando a cidade” é um convite para as crianças. A ideia é que os pequenos possam redesenhar Porto Alegre com as suas próprias percepções. A atividade é gratuita e acontece na Praça da Alfândega, no Centro Histórico. “Precisamos plantar a sementinha, fazer com que as crianças percebam o que as rodeia”, afirmou Cicero Alvarez. O resultado da atividade será exposto no estande e nos canais da FNA.

 

Além disso, projetos já desenvolvidos pela entidade também serão apresentados durante o dia como o e-book Tabelas de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e os vídeos da campanha Arquitetos e Urbanistas em Ação. As atividades estão programadas para acontecer das 12h30min às 21h. No intervalo, das 16h às 17h, haverá o bate-papo “Muito além do que se viu” promovido pelo CAU/RS.

Rolar para cima