FNA divulga moção contra demolição do Jóquei Clube de Goiás

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) se manifestou contra a ameaça de demolição do Jóquei Clube de Goiás, localizado no centro da cidade de Goiânia, e divulgou uma moção em defesa da manutenção e preservação da estrutura. A importância da pauta foi destacada pelo ex-presidente da FNA, Jeferson Salazar, membro do Conselho Consultivo da Federação, que tratou do tema no 41º Encontro Nacional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA), evento realizado em Belo Horizonte (MG).

Leia a moção completa:

 

Moção contra demolição do Jóquei Clube de Goiás

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), reunida em Belo Horizonte (MG), de 2 a 3 de dezembro, durante o 41º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA), vê com preocupação a ameaça de demolição do Jóquei Clube de Goiás. Localizado no centro da cidade de Goiânia, o edifício é obra do arquiteto Paulo Mendes da Rocha (1962), profissional de destaque no cenário da arquitetura brasileira contemporânea e ganhador do Prêmio Pritzker.

Considerando que a obra, com aproximadamente 22 mil metros quadrados, já faz parte da memória da cidade de Goiânia e está consolidada como um dos maiores patrimônios históricos e arquitetônicos do estado;

Considerando a importância da preservação e proteção da memória e história das cidades, representadas, entre outros, pela sua arquitetura;

A FNA defende que a estrutura da obra deve ser mantida integralmente seja através de tombamento ou de declaração de especial interesse do patrimônio histórico e cultural e que, além disso, venha a ser destinada a cumprir uma função social voltada para os interesses maiores da sociedade goiana, sua cultura e sua história.

Nesse sentido, a Federação posiciona-se contra a demolição das instalações do Jóquei Clube do Goiás e conclama os arquitetos e urbanistas e demais cidadãos a se unirem na luta pela preservação dos bens que mantêm viva a história das cidades.

 

Rolar para cima