Ferramenta auxilia na busca por arquitetos e urbanistas

Uma pesquisa DataFolha – Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), de 2015, revelou que em 73% dos casos a contratação de arquitetos e urbanistas é feita por meio de indicação de amigos e parentes. Apenas 8% dos clientes buscam profissionais na internet. Para facilitar essa aproximação, o CAU ampliou o serviço de busca de profissionais já existente em seu site, com a implementação do Ache um Arquiteto, sistema que vai disponibilizar, sem custos para ambas as partes, informações adicionais sobre os arquitetos e urbanistas registrados no CAU.

O novo serviço é um dos frutos de parceria de trocas de boas práticas que o CAU firmou com Conselhos de outros países, alguns dos quais disponibilizam ferramenta semelhante com grande sucesso.

 

São duas as evoluções:

– A busca agora pode ser feita também por município e estado, campos que se somam aos já disponíveis desde a fundação do Conselho (nome, CPF ou registro no CAU);

– Os 147 mil arquitetos e urbanistas e 20 mil empresas de Arquitetura e Urbanismo registrados no CAU passam a contar com um espaço virtual para divulgarem seus trabalhos com fotos, minicurrículo e informações de contato.

Os itens disponibilizados até agora cumprem uma das obrigações legais do CAU – a de informar à sociedade os arquitetos habilitados para o exercício profissional, bem como colaborar com o combate à prática ilegal da profissão. O Ache um Arquiteto surgiu da oportunidade de aproveitar essa obrigação para ampliar os serviços prestados aos profissionais e à sociedade.

“No futuro, a migração automática dos RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) para esse depositário possibilitará a automatização e obtenção gratuita do RDA (Registro de Direitos Autorais) e da CAT-A (Certidão de Acervo Técnico com Atestado)”, afirma Haroldo Pinheiro, presidente do CAU. “Com o Ache um Arquiteto será mais fácil mostrar para os possíveis clientes que existem profissionais qualificados em todas as regiões do Brasil, aptos a realizar obras de construção e reforma com economia, qualidade e segurança”, complementa.

Para o profissional apresentar seus trabalhos e suas informações de contatos bastará acessar o Sistema de Informação e Comunicação do CAU – SICCAU (servicos.caubr.gov.br), atualizar seus dados e escolher quais informações quer divulgar para o público. (Tutorial em: www.caubr.gov.br). Para os cidadãos, o acesso à nova ferramenta é feito pela mesma homepage.

Rolar para cima