Experiências em assistência técnica pautam palestra do Sinarq-RN

Estudantes e profissionais de diversas áreas prestigiaram palestra sobre experiências em assistência técnica promovida pelo Sindicato de Arquitetos e Urbanistas do Rio Grande do Norte (Sinarq-RN) nesta quarta-feira (14/6), à noite. A convidada para falar sobre o tema foi a arquiteta e urbanista Lucélia Maria Duda, que coordenou um dos maiores projetos de assistência técnica do país, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab/DF). Há dois anos, a Codhab vem desenvolvendo trabalho de arquitetura social em dez comunidades do Distrito Federal. O evento ocorreu no átrio dos laboratórios de arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal.

“Tivemos uma resposta muito boa, o debate foi muito frutífero. Conseguimos provocar várias inquietações e questionamentos, isso é muito positivo inclusive para pensarmos estratégias de atuação daqui para frente, para reivindicarmos melhor as nossas perspectivas de trabalho enquanto arquitetos e urbanistas”, avalia a arquiteta e urbanista Flávia Laranjeira, secretária do Sinarq-RN.

Segundo a dirigente, inicialmente o evento era destinado apenas a integrantes do sindicato mas que depois a oportunidade foi aberta a demais interessados. Estiveram presentes profissionais e alunos das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo, não só da UFRN como também de universidades privadas, além de arquitetos e urbanistas e profissionais de outras áreas, como Direito Urbanístico. Durante o encontro, que reuniu mais de 20 pessoas, foram abordados temas relacionados ao direito social à moradia, além da importância da atuação profissional dos arquitetos e urbanistas em prol da melhoria da qualidade de vida da população e da cidade como um todo.

Este foi o primeiro evento de um ciclo de discussões que o Sinarq-RN pretende realizar nos próximos meses. “Queremos mostrar as possibilidades de atuação do profissional arquiteto e urbanista nesta frente, principalmente nesta pegada mais social”, adiantou Flávia.

Rolar para cima