Arquitetos e Urbanistas falam sobre expectativas para 2017

Mais um ano chega ao fim e com ele a certeza de grandes realizações e novas perspectivas para arquitetos e urbanistas. Em 2016, não foram poucos os desafios, muito menos as conquistas. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) convidou representantes das entidades de arquitetos e urbanistas para revelarem suas expectativas para 2017. Fortalecimento e união das entidades, valorização do exercício profissional e resgate de valores morais, como ética e cooperação, estão entre as principais aspirações.

“São tempos de luta em defesa da categoria dos arquitetos e urbanistas, da sociedade e do Estado Democrático de Direito. Tempos de lutar contra a caça às bruxas e o maniqueísmo e confusão intelectual que predominou em 2016”, defende Cicero Alvarez, novo presidente eleito da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA). “Em Os Primeiros Princípios de Governo, de Thomas Paine, ele afirma que quem quer garantir a própria liberdade deve preservar da opressão até o inimigo, pois, se fugir a esse dever, estará estabelecendo um precedente que até a ele próprio há de atingir”.

No mesmo sentido, manifestaram-se os presidentes do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) e do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS), que, neste ano e pela primeira vez, tomaram posse juntos. “Acredito que todos renovaram suas diretorias, o que é importante. A expectativa é que juntos possamos ampliar a unidade entre as entidades. Em relação ao CAU/RS, eu vejo uma oportunidade de alinhar algumas questões muito estratégicas tanto das entidades quanto daquelas pautas que são de interesse de todos os profissionais. Que no próximo ano nós consigamos formar convênios e parcerias mais permanentes, como no caso do IAB Concursos e Honorários, salário mínimo profissional, arquitetos nos quadros do Poder Público, entre outras questões tão importantes para a categoria”, destacou Rafael Passos, do IAB RS.

“O mais importante para 2017 é a união e sintonia das entidades profissionais. Esperamos do CAU apoio e parceria para ações de fortalecimento dos profissionais de arquitetura e urbanismo, onde todos possam perceber que estamos unidos na defesa de uma arquitetura de qualidade para todos e na busca de cidades mais humanas e bem planejadas”, reforçou Maria Teresa Peres de Souza, do SAERGS.

Para Paulo Henrique Rodrigues, presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA/RS), o período é de renovação. “Acredito que teremos um ano de reconstrução com base em novos parâmetros, um 2017 de desafios e de gradativo crescimento”.

“Mais compaixão, respeito e empatia pelo outro” são os desejos de Silvia Barakat, presidente da Associação de Arquitetos de Interiores (AAI Brasil/RS). “Que cada um consiga entender que a sua verdade não é menor, maior nem melhor que a do outro. Quando compreendemos isso, poderemos conviver com harmonia”.

“Em 2017, o CAU/BR seguirá evoluindo em sua trajetória de implantação e reconhecimento de valorização do exercício da arquitetura e urbanismo em todo o país”, colocou a Conselheira Federal, eleita pelo Rio Grande do Sul, Gislaine Saibro.

O CAU/RS aproveita para agradecer as entidades e todos que trabalham, colaboram e buscam no Conselho um aliado em defesa da valorização e do exercício profissional. Que o diálogo e o respeito sigam como prerrogativas para todas as relações.

Rolar para cima