Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Circuito Urbano 2020: 5.570 municípios com ATHIS

10 de outubro - 10:00 - 17:00

O ONU-Habitat realiza, todos os anos, o Outubro Urbano. O mês se inicia com o Dia Mundial do Habitat – sempre na primeira segunda-feira do mês – e se encerra com o Dia Mundial das Cidades (31 de outubro). O Outubro Urbano conta sempre com dois temas selecionados para estimular o debate entre diversos setores sobre como tornar a vida nas cidades melhor para todas e todos. Em 2020, o Dia Mundial do Habitat abordará o tema da “Habitação para todas e todos: um futuro urbano melhor” e o Dia Mundial das Cidades focará no tema “Valorizando nossas comunidades e cidades”.

Para promover o debate sobre os temas do Outubro Urbano de cada ano em todo o Brasil, o escritório do ONU-Habitat no Brasil criou, em 2018, o Circuito Urbano: uma iniciativa para apoiar institucionalmente e dar visibilidade a eventos organizados por diversos atores.

Em 2020, a 3ª edição do Circuito Urbano está sendo realizada de forma totalmente virtual. Para aproveitar as vantagens da modalidade online e aprofundar o intercâmbio de experiências e conhecimentos, esta edição será realizada em parceria com os escritórios do ONU-Habitat em Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Dessa forma, o Circuito Urbano 2020 se centrará no tema “Cidades Pós-COVID-19: Diálogos entre o Brasil e a África lusófona” e os eventos poderão abordar como subtemas as questões trazidas pelo Dia Mundial do Habitat e o Dia Mundial das Cidades. Mais de 180 eventos serão realizados com a participação de mais de 1.000 painelistas de todo o Brasil e dos cinco países da África lusófona (Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe).

Todos os eventos serão ao vivo ou gravados, gratuitos, abertos e transmitidos/publicados no canal do YouTube do Circuito Urbano.

No dia 10 de outubro, às 10h (horário de Brasília), o arquiteto e urbanista e secretário de Organização e Formação Sindical da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Danilo Matoso, vai integrar o painel ‘5.570 municípios com ATHIS: Eleições e o Direito à Democracia’. A discussão reunirá um time de arquitetos e urbanistas e dirigentes de entidades que lutam pelas causas urbanas. Na pauta, um futuro urbano melhor, cenário buscado pelo movimento Arquitetos pela Moradia. A proposta é garantir, até 2030, o acesso de todos à habitação segura, adequada, a preços acessíveis, serviços básicos e urbanização das favelas. O movimento leva a discussão do envolvimento dos municípios com a ATHIS, na luta pela sua implantação, além de propor aos novos gestores que assumem no próximo ano a garantia de recursos para o financiamento habitacional dentro da política municipal de Habitação.

 

Perfil dos participantes

Moderação

Antonio Menezes Junior – Arquiteto Urbanista – Brasil

Arquiteto e mestre em Desenho Urbano pela UnB e exerceu diversas funções nas entidades profissionais especialmente Coordenador da Diretoria Colegiada do Sindicato do Arquitetos do DF por 3 mandatos, dirigente da Federação Nacional do Arquitetos por dois mandatos e vice-presidente do IAB-DF por um mandato. Como servidor do patrimônio cultural exerceu tarefas na fixação e preservação de assentamentos pioneiros do DF – Vila Planalto e Vila Telebrasília. Foi servidor do Ministério das Cidades por 13 anos no Programa Papel Passado para regularização fundiária de assentamentos urbanos. Exerceu a docência por 15 anos. Como ativista sindical/profissional foi organizador, mediador, palestrante de eventos e publicações sobre assistência técnica à habitação de interesse social. Atualmente é conselheiro do CAU-DF exercendo a coordenação conjunta da Comissão de Política Urbana, Ambiental e ATHIS e a Comissão Permanente de Ética.

Painelistas

Claudio Acioly – Arquiteto Urbanista – Brasil

Arquiteto e urbanista, especializado em habitação, urbanização de favelas, e gestão do desenvolvimento urbano com mais de 40 anos de experiência adquiridos em mais de 30 países, onde trabalhou com o gerenciamento e execução de programas de habitação e políticas urbanas junto ao PNUD, Banco Mundial, ONU-Habitat, UNECE, CEPAL, GIZ, DGIS, SNV, Cordaid, União Europeia, entre outras agências. Desde 2004 é professor associado ao Lincoln Institute of Land Policy e coordenador do curso sobre mercados informais e regularização de assentamentos informais na América Latina.

 Angela Gordilho Souza – Arquiteta Urbanista – Brasil

Arquiteta e professora de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo na UFBA, com doutorado pela FAUUSP, coordenadora da implantação do Curso de Especialização em Assistência Técnica, Habitação e Direito à Cidade (Residência AU+E/UFBA) e do LabHabitar/FAUFBA, ex-Secretária de Habitação da Prefeitura Municipal de Salvador (2005-2008) e atual Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ).

 Tiago Holzman da Silva – Arquiteto Urbanista – Brasil

Atual Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul – CAU/RS (2018/20). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994); Mestrado em Projeto Arquitetônico pela Universidade Politécnica da Catalunha (1996); Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018).

 Edneia de Souza – Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) – Brasil

Diretora Presidente do Centro Comunitário Pró Construção e Desenvolvimento do Taquaril ex Castanheiras e Adjacências (CECOMPCD-TECA). Conselheira Municipal de Habitação/BH gestão 1999/2001- 2001/2005-2007 a 2009. Conselheira Estadual do CONEDRU (2008-2011 e 2014-2019). Conselheira Municipal de Meio Ambiente (2005-2009). Presidente da Comissão Local de Saúde do Centro de Saúde Novo Horizonte do Conjunto Taquaril (2018-2020). Parte da Coordenação Estadual do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM).

 Cláudia Pires – Arquiteta Urbanista (IAB-MG) – Brasil

Arquiteta Urbanista, Especialista Mestre e Doutoranda em Planejamento e Regional, professora, ex-presidente do IAB, participante de “n” redes, é Conselheira e co-coordenadora da Comissão de Política Urbana do IAB, do Observatório Metropolitano dos ODS. É Colunista de Urbanismo da CBN.

 Alexandre Pereira – Arquiteto Urbanista (CAU-RS) – Alemanha

Arquiteto e Urbanista, mestre em urbanismo e doutorando em Geografia na Universidade de Hamburgo. É sócio da 3C Arquitetura e Urbanismo, articulador do Porto Alegre Inquieta e membro da Rede “Urbanistas contra o Corona RS”.

 Flávia Laranjeira – Arquiteta Urbanista – Brasil

Arquiteta e Urbanista (UFRN, 2010), Especialista em Estudos Urbanos e Regionais (UFRN, 2013), Mestre em Arquitetura e Urbanismo (UFRN, 2018). Professora e pesquisadora. Colaboradora do Fórum Direito à Cidade e membro da gestão atual do Sindicato de Arquitetos e Urbanistas do Rio Grande do Norte.

 Danilo Matoso – Arquiteto Urbanista – Brasil

Graduado (UFMG, 1997), mestre (UFMG, 2003) e doutor (UnB, 2017) em Arquitetura e Urbanismo. É analista legislativo – arquiteto na Câmara dos Deputados desde 2004 –, também com escritório próprio. Foi diretor coordenador do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Distrito Federal (2017-2020) e Secretário de Organização e Formação Sindical da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA, gestão 2020-2022).

 Letícia M. Teixeira – Arquiteta Urbanista – Brasil

É arquiteta urbanista graduada pela UFMG, em 2002, e mestre pela UnB, em 2010. Doutoranda em Planejamento Urbano da UnB. Conselheira do CAU, ex-diretora do Sindicato dos Arquitetos, servidora pública federal do MDR desde 2019, sendo concursada do Ministério das Cidades, de 2006 a 2018, e professora da UNIP de 2014 a 2017. Consultora da Unesco no Programa Monumenta em 2004 e 2005.

 Gustavo Franco -Arquiteto Urbanista – Brasil

Arquiteto especialista em Habitação, atua com políticas de ATHIS no DF. Organizador de capacitações em ATHIS no DF. É conselheiro do CAU/DF e membro da diretoria do Sindicato dos Arquitetos do DF.

 Vinicius Mariot – Arquiteto Urbanista – Brasil

Entusiasta pelo acesso da arquitetura e urbanismo para todos. Desde os últimos anos da graduação vem estudando e trabalhando no setor da arquitetura popular pelo viés da habitação e planejamento urbano e comunitário em escala de bairro. Arquiteto e urbanista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Iniciando o Projeto De Casa em Casa, voltado à arquitetura popular.

 Daniela de As – Arquiteta Urbanista – Brasil

Arquiteta urbanista formada na FAU-Mackenzie e pós graduada em Gestão de organização não governamental pela Universidade SENAC-SP. Experiência na área pública, privada e na coordenação de projetos sociais.

Ana Araújo – Arquiteta Urbanista – Brasil

Arquiteta Urbanista pela Newton Paiva em 2018. Atuou como pesquisadora dos Indicadores do ODS na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com bolsa da SDSN. Foi monitora do Núcleo de Artes e Ofícios. Atua como Secretária Geral no Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de Minas Gerais. É idealizadora e cofundadora do Coletivo Mais um Quarto.

Monica Lacerda – Arquiteta Urbanista – Brasil

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialização em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral, e especialização em estudos ambientais pela PUC-MG, em andamento. Diretora de Meio Ambiente do IAB-MG.

Abel Escovedo – Arquiteto e Urbanista – Brasil

Arquiteto e Urbanista, diretor de assuntos sindicais do Sindicato de arquitetas e arquitetos e urbanistas do DF. Organizador do escritório popular de arquitetura junto ao sindicato e especialista em construções em bambu.

Mais informações, acesse o site do evento.

 

Detalhes

Data:
10 de outubro
Hora:
10:00 - 17:00