Erminia Maricato indica crise nas cidades

As cidades estão indo para um buraco como nunca. A posição foi defendida pela professora da USP, Erminia Maricato, durante o 41º ENSA, na tarde deste domingo (3/12), em Belo Horizonte (MG). Segundo ela, o quadro agrava-se com o avanço dos condomínios horizontais, um símbolo da falta de políticas públicas voltadas para a democratização dos espaços públicos.

A arquiteta e urbanista, mentora do projeto Brasil Cidades, fez referência à interrupção de “um ciclo virtuoso” de desenvolvimento. Contudo, garante ser uma otimista em relação ao futuro do país e que se sente muito feliz em pertencer a essa categoria “impressionante” dos arquitetos e urbanistas.

Sobre o avanço do Brasil Cidades às novas adesões ao projeto, Erminia se disse surpresa pelo interesse público pela mensagem apresentada. “Acho que essa aceitação deve-se ao fato de que ninguém vai pedir voto. Nós vamos falar que os protagonistas são as pessoas e a sociedade”, frisou. Nos planos da professora, ainda está a expectativa de ver velhos projetos implementados como o orçamento participativo, uma rede de escolas nas periferias e assistência técnica.

Rolar para cima