Empossada nova diretoria do SASP

A nova diretoria do Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP) tomou posse na última sexta-feira (9/6), em São Paulo (SP). Eleita para o triênio 2017-2019, a diretoria tem como marca a renovação. Apesar de representar uma continuidade da gestão que encerrou o seu mandato em dezembro de 2016, dos 38 cargos eletivos da entidade, 23 serão ocupados por arquitetas e arquitetos que não fizeram parte do mandato passado, o que representa uma renovação de 60,5% nos quadros. Outra marca em destaque é o compromisso com a luta pela igualdade de gênero, sendo que pela primeira vez na história do sindicato, a diretoria eleita é composta por mais de 50% de mulheres.

Para o presidente do SASP, Maurílio Chiaretti, o compromisso com a luta dos profissionais e para a construção de cidades mais inclusivas é fundamental para uma gestão mais próxima à categoria. “Nossa diretoria tem arquitetas e arquitetos que atuam em diferentes setores da arquitetura e do urbanismo, prontos para enfrentar os desafios que a atualidade nos demanda”, afirmou.

Foto: Roney Rodrigues

Na ocasião, o 2º vice-presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Edinardo Rodrigues Lucas, destacou que em um momento de crise, em que os direitos dos trabalhadores estão sendo ameaçados, se faz necessário, mais do que nunca, um sindicato combativo. “Nesse contexto de retirada de direitos, precisamos de um sindicato forte para contagiar a luta pelo país por nenhum direito a menos”, explicou. Representando a FNA, também participaram do evento a secretaria de Organização e Formação Sindical, Fernanda Simon Cardoso, e a diretora regional Sudeste, Alis Jein Josefides Scacino.

Foto: Roney Rodrigues

O SASP, criado em 1971, foi o primeiro sindicato da categoria no país, tendo impulsionado, também, a fundação da FNA, em 1979. De lá para cá, participou das principais lutas de valorização profissional da categoria e também de marcos políticos do Brasil, como, por exemplo, a resistência à ditadura militar e a campanha das Diretas Já.

A cerimônia de posse contou, ainda, com a presença de representantes do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/SP), Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente (SINTAEMA), Centro Universitário FIAM/FAAM e Sindicato Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP).

Conheça a nova diretoria aqui.

Rolar para cima